Participamos do

Grande Fortaleza: desarticulada quadrilha suspeita de assaltos a clientes na saída de supermercados

A Polícia dá sugestões de precaução. A operação policial prendeu quatro suspeitos em flagrante. Receptadores de joias, celulares e veículos roubados continuam sendo procurados
17:04 | Jun. 19, 2018
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Foram detidos em flagrante quatro suspeitos de praticarem assaltos no Eusébio e nos bairros Cambeba, Luciano Cavalcante, Aldeota e Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. A prisão aconteceu na noite da última sexta-feira, 15. Eles costumavam sondar vítimas em supermercados. Aquelas que usavam joias, relógios e celulares de alto valor eram os alvos preferidos da quadrilha. 
 
[FOTO1] 
Foram presos Davi Ferreira da Silva, 20, sem antecedentes criminais; Antônio Mayk Carvalho Ribeiro e Luan Michael Holanda Cabral, ambos de 22 anos e com passagens pela Polícia por posse ilegal de arma de fogo; e Felipe Costa de Lima, 23, com passagem por roubo e porte ilegal de arma.

Ações
Depois de sair do supermercado, a vítima era seguida pelo grupo, em carros e motos de apoio. Na abordagem, quilômetros depois, os itens de valor e veículos eram roubados. 
 
[SAIBAMAIS] 
Há casos ainda de vítimas seguidas até em casa. Além do carro e joias, ítens de valor na residência também eram subtraídos. 

É superior a R$ 50 mil o prejuízo das quatro primeiras vítimas que reconheceram os suspeitos. Outras ainda devem buscar as delegacias de Roubos e Furtos (DRF) e de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) para oficializar queixas, reconhecer os suspeitos e tentar reaver bens. 

“Eles causaram terror às vítimas e seus familiares. São indivíduos violentos. Algumas vítimas relataram agressão por parte dos assaltantes. Um dos suspeitos era cadastrado como motorista de aplicativo de transporte individual de passageiros. Possivelmente, na corrida, fazia levantamento de algumas vítimas”, acrescentou o titular da DRFVC, Diego Barreto. 

O grupo foi autuado em flagrante por associação criminosa, roubo e tentativa de homicídio. Com eles foram apreendidos um automóvel de modelo Fiat Siena, de cor branca, alugado usado para as corridas de aplicativo e assaltos, além de motocicleta, arma de fogo e celular. 

As investigações estão em andamento para identificar os receptadores dos materiais roubados. 

Prisão
O grupo também é investigado por envolvimento em delitos similares, no Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza). Roubos a mão armada também têm sido realizados após a saída dos supermercados dessas localidades.

Equipes da DRF, DRFVC e Divisão Antissequestro (DAS) realizaram apurações nas imediações da avenida Washington Soares, próximo ao Cambeba. Na noite da sexta-feira, observaram que eles tentavam fazer nova vítima, seguindo-a com o Siena e a moto usados pelo grupo.

Os policiais então perseguiram e deram voz de parada. Os suspeitos não obedeceram e houve troca de tiros. No momento da fuga, Luan Michael Holanda Cabral tentou fugir, mas foi capturado em seguida. 

Davi Ferreira da Silva, Antônio Mayk Carvalho Ribeiro e Felipe Costa de Lima
continuaram em fuga pela avenida, no Siena, e ainda efetuando disparos contra a Polícia Civil. Minutos depois, os policiais conseguiram deter e render o trio. 

Dois dos suspeitos foram baleados no tórax e encaminhados ao Instituto Doutor José Frota, no Centro de Fortaleza. O estado de saúde não foi divulgado pela Polícia. 

Prevenção
O delegado Diego Barreto dá sugestões, ainda, para prevenir a ação desses grupos. “Se perceber qualquer movimentação suspeita, alguém seguindo dentro de um estabelecimento comercial, comunique à Polícia, de imediato”, adverte.

A mesma dica é válida caso perceba movimentações estranhas na rua de casa ou pessoas nas esquinas “estudando” o que acontece. Dê a volta no quarteirão e entre em contato com o 190.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente