Participamos do

Festival de Capoeira reúne crianças de 2 a 10 anos em Fortaleza

O evento será realizado nesta quarta, quinta e sábado, dias 13, 14 e 16, no shopping RioMar Fortaleza e na academia 100 livre
10:28 | Jun. 13, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Começa nesta quarta-feira, em Fortaleza, a 13ª edição do Festival Pedagógico de Capoeira. O evento, que completa dez anos em 2018, será realizado até sábado, conta com a participação de alunos de 10 escolas e três academias de Fortaleza e ocorrerá no shopping Rio Mar Fortaleza e na Academia 100 Livre. "O festival é a festa da capoeira para as crianças capoeiristas", comenta o professor Marcelo Testa, organizador do evento.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O festival é realizado para crianças de 2 a 10 anos, que têm aula de capoeira pedagógica no dia a dia. "É a celebração de um período de aulas e treinamentos e a conquista da graduação. É onde a criança entra em contato com demais elementos da capoeira de forma mais abrangente como a roda, mestres e professores. Tudo direcionado para eles e dentro do universo deles", explica o professor. Ele destaca que a capoeira pedagógica é a atividade adaptada para linguagem e o universo infantil e que é inserida dentro do contexto escolar, que dialoga com as demais atividades trabalhadas para o desenvolvimento da criança. "É a capoeira com uma linguagem e metodologia diferenciada", detalha.

 

Testa destaca ainda que atividades esportivas, artísticas e culturais são de extrema importância para o desenvolvimento da criança. "A capoeira vai além porque mescla tudo isso em uma só atividade, pois é a arte que engloba várias artes. Então podemos desenvolver de forma bem abrangente o físico, o cognitivo e o social do praticante de diversas formas", detalha.

 

[FOTO2]

 

Nesta quarta-feira, 13, o festival começa com o Papoeira - uma palestra sobre capoeira, desenvolvimento motor e educação destinada aos pais das crianças capoeiristas, ministrada pelo educador físico e mestre em fisiologia do movimento, Denys Gomes. A abertura será no shopping Rio Mar, às 19h.

 

Na quinta, 14, as crianças participam de uma vivência pedagógica com o mestre Senzala, do Grupo Capoeira Brasil, de Florianópolis, a partir das 19h, na academia 100 Livre. No sábado, dia 16, o Festival Pedagógico é encerrado com o batizado e a troca de cordas das crianças, a partir das 9h30min, no shopping RioMar Fortaleza.

 

[FOTO3] 

 

Serviço

 

13º Festival Pedagógico de Capoeira

 

Quarta-feira, dia 13 - Papoeira - abertura do evento com palestra do educador físico Denys Gomes, sobre capoeira, desenvolvimento motor e educação, para os pais dos capoeiristas. No Auditório do Shopping Rio Mar Fortaleza, às 19h.

 

Quinta-feira, dia 14 - Vivência pedagógica com o mestre Senzala do Grupo Capoeira Brasil de Florianópolis. Na academia 100 Livre (rua Martins de Jesus, 471 - Parque Manibura - fica ao lado do Coco Bambu Sul)

 

Sábado, dia 16 - Batizado e troca de cordas, a partir das 9h30min, na praça de eventos - piso L1 do RioMar Fortaleza.

 

Mais informações pelas redes sociais > @voltaaomundobr

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente