Participamos do

Volume de água nos reservatórios aumenta, mas situação hídrica requer atenção

Chuvas elevaram o nível, mas água acumulada nos principais açudes do Estado ainda está longe do ideal. Castanhão (bacia do Médio Jaguaribe), responsável por abastecer a Capital e Região Metropolitana, está com 8,58% da sua capacidade preenchida. Já Orós e Banabuiú estão com volumes de 9,61% e de 7,02%, respectivamente
17:07 | Mai. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A quantidade de água acumulada nos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) aumentou durante a quadra chuvosa deste ano. Faltando 3 dias para o fim do período (entre fevereiro a maio), o volume de água armazenado chegou a 17,9% nesta segunda-feira, 28. De acordo com o órgão, caso o consumidor mantenha as metas de economia e reduza o desperdício, a estimativa é de que o acumulado já seja suficiente para abastecer o Estado até o início do próximo ano, 2019. 

No início da quadra chuvosa, a média do volume de água era de 7,5%. Sendo assim, houve crescimento de 139% após três meses de chuvas. Dentre os reservatórios monitorados, 17 estão sangrando, com destaque para o Maranguapinho, que voltou a sangrar. Outros 30 açudes estão com volume acima de 90%, incluindo o Cocó. Contudo, segundo a Cogerh, as precipitações foram mal distribuídas. Os principais açudes que abastecem os cearenses mantêm volumes baixos. 

Os três maiores reservatórios do Estado (Castanhão, Orós e Banabuiú) fazem parte dos 83 açudes com volume inferior a 30%. O Castanhão (bacia do Médio Jaguaribe), responsável por abastecer a Capital e Região Metropolitana, está com 8,58% da sua capacidade preenchida. Já Orós e Banabuiú estão com volumes de 9,61% e de 7,02%, respectivamente. Apesar do crescimento significativo na quantidade armazenada, a situação do Estado era muito crítica, o que provocou o aumento percentual significativa em meio a um cenário de chuvas dentro da média. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesta segunda-feira, foram registrados aportes em 14 açudes, dentre eles Acarape do Meio, Aracoiaba, Banabuiú, Caxitoré, Figueiredo, Frios e Jaburu I. 

De acordo com a Cogerh, São José I e Tijuquinha deixaram de sangrar. Além disso, o açude Santo Antônio entrou no volume morto.

Nesta reta final da quadra chuvosa no Estado, as chuvas estão diminuindo. No registro mais recente, das 7 horas de ontem até a manhã desta segunda-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) observou chuva em apenas 11 municípios.

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags