Participamos do

Maio de 1968 é debatido em evento do grupo Crítica Radical

23:22 | Mai. 24, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
“Pensar em uma sociedade livre e emancipada”. É o que propõe o debate “Devassar o Quarto Probidio”, organizado pelo grupo Crítica Radical, que vai abordar os 50 anos das manifestações de maio de 196e o bicentenário de nascimento do filósofo Karl Marx, com um olhar na sociedade contemporânea. Evento ocorre na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), nesta sexta-feira, 25.
 
Além de debates, ato terá mostra de filmes, livros, fotografias históricas e apresentações de artistas locais. De acordo com os organizadores, ações buscam ultrapassar a superficialidade da temática contemplando a perspectivas do filósofo de "A Sociedade do Espetáculo", Guy Debord. 
 
Integrante do movimento, Rosa da Fonseca explica que o objetivo também é mostrar uma outra face de Marx, que tem sido "resistida" socialmente. “Há uma crítica categorial. Ele vai além das lutas de classe, Marx coloca a questão principal na própria lógica do sistema”, explana sobre o capitalismo.
 
Para ela, com os avanços tecnológicos, ocorre a substituição da mão de obra por máquinas, ocasionando uma ruptura na sociedade capitalista que contradiz as razões pelas quais ela foi implantada. “A tendência é a eliminação cada vez maior do trabalho, além da problemática social para o sistema, é uma bomba no pé. O sistema está eliminando seu próprio sistema”, defende.
 
"Essas ideias densas do capitalismo têm potencial para que, além da crítica ao trabalho, mercadoria, valor, dissociação sexual, racismo e homofobia, transcenda para pensar-se em uma sociedade realmente emancipada", disse. A ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, e Jorge Paiva, membro do Crítica Radical, também vão debater sobre o tema. 
 
Serviço 
 
“Davassar o Quarto Probidio”
 
O que: Debates, filmes e manifestações culturais. Também haverá sorteio de um veículo Fiat. Rifa custará R$10. Renda será revertida para os projetos do movimento. 
 
Quando: Sexta-feira, 24 de maio, às 18h30min
 
Onde: ADUFC, situada na Avenida da Universidade, 2346
 
*Evento Gratuito 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente