Participamos do

Prefeitura de Fortaleza não pagará mais carteira de estudantes de Maracanaú e Caucaia

A empresa diz em nota que o benefício só é concedido aos estudantes matriculados em instituição localizada em Fortaleza ou em um raio de circunferência de até 800 metros de distância da Capital
15:05 | Abr. 02, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Maracanaú e Caucaia relatam que foram retirados da lista de contemplados para ter acesso à carteira estudantil de Fortaleza. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) justificou o cancelamento com base em artigo da Lei Orgânica do Município, que só garante o benefício aos estudantes matriculados em instituição localizada em Fortaleza ou em um raio de circunferência de até 800 metros de distância da Capital.
 
Segundo os estudantes, o fato deles morarem em Fortaleza e estudarem em outro município não poderia impedí-los de ter o benefício. De acordo com Caio Lucas Ferreira da Silva, estudante de Engenharia Ambiental do IFCE campus Maracanaú, a instituição na qual estuda possui 2.327 estudantes matriculados, desses, 1.400 residem em Fortaleza. Ele alega que desde que perceberam que não teriam mais o direito a carteira estudantil, os alunos entraram em contato com a Etufor para resolver a situação.

“O prazo de validade da carteira de 2018 está encerrando e não temos mais como ir ao campus”, explica.  Caio Lucas também que ressalta que muitos alunos pegam mais de um ônibus para chegar à instituição. “Muito dinheiro diário”. Ele destaca também que precisam de uma solução antes do prazo de encerramento na renovação para que não ocorra o “cancelamento definitivo”. 

A Etufor informou por meio de nota que as instituições não atendem aos critérios mínimos para obter o carteira de estudante e que a retirada do benefício se deu quando foi realizado um processo de recadastramento de todas as instituições junto à empresa, nos anos de 2016 e 2017, com o objetivo de regularizar conforme a lesgislação vigente.
 
Confira nota da Etufor na íntegra:
 
"A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) esclarece que as carteiras estudantis são destinadas aos estudantes matriculados e com frequência em instituições localizadas no município de Fortaleza de acordo com o artigo 234 da Lei Orgânica do Município. Em 2016 e 2017, foi realizado o recadastramento de todas as instituições de ensino públicas e privadas junto à Etufor, com a finalidade de regularizar as mesmas conforme a legislação vigente. Com isso, foi publicada, no Diário Oficial do Município, a portaria No. 015/2018 que dispõe sobre os critérios mínimos para emissão de carteiras estudantis para as instituições de ensino nos bairros fronteiriços de Fortaleza. Desta forma, as instituições de ensino autorizadas pelo MEC ou Conselho de Educação que se localizarem em um raio de circunferência de até 800 metros de distância de qualquer ponto de parada servido pelo sistema público urbano de Fortaleza com a região metropolitana estão autorizadas o direito à identidade estudantil. Diante do exposto, as instituições que não atenderem a esses critérios não terão direito à identidade estudantil de Fortaleza. Os estudantes devem procurar a entidade responsável pelas carteiras da Macrorregião".

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente