Participamos do

Prefeitura assina convênio para realização de 3600 cirurgias de catarata

18:01 | Abr. 11, 2018
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), assinou convênio nesta quarta-feira, 11, para realização de aproximadamente 3600 cirurgias de catarata exclusivas para pacientes da Capital. A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que todos os procedimentos deverão ser realizados dentro dos próximos quatro meses.  

As cirurgias foram viabilizadas por conta do repasse do Ministério da Saúde. Três instituições conveniadas realizarão os procedimentos: Instituto dos Cegos, Instituto Clarear e a Fundação de Ciência e Pesquisa Maria Ione Xerez Vasconcelos (Funcipe).

"Esse recurso vem e, neste caso, a gente podia escolher qual a cirurgia eletiva - aquela onde não há urgência - que a gente podia fazer. Optamos por catarata, que é simples, mas impacta muito a vida do paciente", explica a assessoria. 

A entrada dos pacientes no sistema de regulação - popularmente conhecido por "fila" - se dá por meio de consulta nos postos de saúde. Após o primeiro momento, se houver necessidade de cirurgia, o paciente já estará automaticamente inserido no sistema. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente