Participamos do

Idosos fazem filas em postos no primeiro dia de vacinação contra gripe

10:30 | Abr. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Assista vídeo de fila em posto no Meireles:
[VIDEO1] 
Começou nesta sexta-feira, 20, a campanha de vacinação contra o vírus da influenza no Ceará. Antecipada para esta sexta-feira, 20 a imunização já faz pessoas dos grupos de risco formarem filas em postos de saúde. Na Escola de Saúde Pública do Ceará, no Náutico, as filas já estavam para fora da unidade de saúde.
[FOTO2]
O POVO Online esteve no local e pôde perceber que o maior número de pessoas nas filas eram idosos. Eles fazem parte dos grupos que devem ser vacinados. No local, idosos preocupados com medo das doses acabarem e até algumas pequenas confusões para conseguir um lugar melhor na fila.
 
Os grupos estavam sendo divididos em salas diferentes, sendo a mais disputada a ala de pessoas acima de 65 anos. Guilherme Duarte, 37, levou os dois filhos bebês à Escola de Saúde Pública para se vacinarem. Heitor, 1 ano e oito meses e Bernardo, de oito meses não tiveram problema com filas, já que a movimentação para crianças estava menor.
[FOTO3]
 
O grupo de risco inclui pessoas idosas, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

Na Unidade Básica de Saúde do bairro Pio XII, as filas já eram menores se comparadas com as da Escola de Saúde Pública. Berta Augusto, coordenadora do posto avaliou que até o momento cerca de 100 pessoas já foram se vacinar. Conforme ela a unidade recebeu 500 vacinas.
[FOTO1]
Até o momento, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) já confirmou quatro mortes pelo vírus da H1N1. Em uma semana, o número de casos triplicou, conforme o último boletim epidemiológico da pasta. São 24 confirmações. 
 
 
 



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente