Participamos do

Fortaleza é 7ª capital com pior pico de trânsito no Brasil, diz pesquisa

O índice monitora o tempo de deslocamento dos carros no horário de pico e faz a média de atraso dos deslocamentos, entre 7h e 10h e entre 17h e 20h,
16:04 | Abr. 05, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO2]
Entre as 10 principais capitais brasileiras, Fortaleza ficou em 7º lugar na lista do pior descolamento nos horários de pico de trânsito. Em 2017, a Capital ocupava a 8º posição.  Dados são do estudo Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99), realizado pela empresa 99 Táxi. 
[SAIBAMAIS]
Apesar de ter subido uma posição no ranking, Fortaleza apresentou uma queda de três pontos percentuais no índice, já que, no começo do segundo semestre de 2017, gastava-se 68% a mais de tempo no trânsito que em horários livres.
 
A pesquisa avalia o tempo médio gasto em corridas durante os congestionamentos em corridas de táxis somado ao dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). 

O índice monitora o tempo de deslocamento dos carros no horário de pico e faz a média de atraso dos deslocamentos. Ou seja, o tempo médio perdido pelas pessoas com o tráfego ruim das cidades, nos horários de pico, entre 7h e 10h e entre 17h e 20h, comparando com o tempo de deslocamento nestas mesmas cidades em horários de trânsito livre.

De acordo com Ana Guerrini, diretora de Pesquisa e Políticas Públicas da 99, o objetivo do estudo é “fornecer dados que possam colaborar com a mobilidade urbana”. “A partir daí, as entidades públicas podem tomar decisões estratégicas para evitar gargalos na circulação de veículos nas grandes cidades”, afirmou.
 
Lideram a pesquisa Recife, Porto Alegre e Salvador. Duas das maiores metrópoles do País, São Paulo e Rio de Janeiro ocupam a quarta e quinta colocações, respectivamente. 
 
[FOTO1] 
 
 
 
 
Redação O POVO Online  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente