Participamos do

Famílias são despejadas e ao menos 10 casas são destruídas no Conjunto Dom Hélder Câmara

Os alvos do despejo realizaram manifestação e bloquearam a avenida Francisco Sá
12:30 | Abr. 17, 2018
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 19h50min

 

Vídeo enviado por moradores:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

[VIDEO1]

Pelo menos 56 famílias foram alvo de ação de despejo no Conjunto Dom Hélder Câmara, localizado nas proximidades da avenida Francisco Sá, em Fortaleza. 

[FOTO1]
Aproximadamente 10 casas foram destruídas. As informações são da advogada do escritório de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Julianne Melo. "O conjunto é uma obra entre a Prefeitura de Fortaleza e o Estado. As pessoas começaram a construir entre os vãos, nos blocos", relatou.

[FOTO2]

[SAIBAMAIS]Houve manifestação dos moradores, que bloquearam a via. O Batalhão de Choque esteve no local e houve confronto. 

 

Não houve mandado judicial para realização do despejo. A Secretaria das Cidades, informou que usou uma prerrogativa chamada desforço Possessório. 


[VIDEO2] 

Confira o especial A Riqueza das Favelas 

 

De acordo com a Secretaria das Cidades, por meio de nota, havia denúncias de moradores do Conjunto Habitacional a respeito da ocupação irregular em áreas comuns do residencial. Conforme o órgão, em novembro de 2017, a Secretaria realizou vistoria no local e comunicou as famílias sobre a irregularidade.

 

O Governo do Estado, por meio da própria Secretaria das Cidades, informou que prepara relatório sobre a ocupação e fará visita social ao local para avaliar a situação das famílias. O Conjunto inaugurado em 2009 abriga 656 família, no bairro Carlito Pamplona. 

 

Confira a nota da Secretaria das Cidades:


Desde o ano passado, a Secretaria das Cidades recebe diversas denúncias de moradores do Conjunto Habitacional Dom Heldér Câmara, no Carlito Pamplona, por meio da ouvidoria a respeito da ocupação irregular em áreas comuns do residencial. Em novembro de 2017, a Secretaria das Cidades realizou uma vistoria no local e comunicou as famílias sobre a irregularidade.


Diante do exposto, o órgão solicitou apoio da  Secretaria de Segurança Pública do Estado para a desocupação da área. A ação foi realizada na manhã desta terça-feira, 17 de abril.


O Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades está preparando um relatório sobre a ocupação e fará uma visita social no local a fim de avaliar a situação destas famílias. O Conjunto Habitacional Dom Hélder Câmara, inaugurado em 2009, é um empreendimento, do Governo do Estado e abriga 656 famílias, no bairro Carlito Pamplona.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente