Participamos do

UFC tem princípio de incêndio e superaquecimento de ônibus no mesmo dia

O superintendente do departamento de Infraestrutura da UFC, Ademar Gondim, informou que não é do conhecimento da Universidade que nenhum aluno tenha tido complicações por causa do inalação da fumaça ou outros transtornos graves em ambos os casos
15:39 | Mar. 27, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O ar-condicionado do laboratório do curso de Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o ônibus que transporta os estudantes da instituição de um campus para outro tiveram ocorrências com fogo e fumaça, respectivamente, nesta segunda-feira, 26. 

O superintendente do departamento de Infraestrutura da UFC, Ademar Gondim, diz que o aparelho de ar-condicionado explodiu após curto-circuito. "Gerou muita fumaça no ambiente do laboratório. Logo os Bombeiros chegaram. Agora estão fazendo a parte de limpeza", explica. O equipamento passou por perícia e foi substituído.

Ele informou que até nesta quarta-feira, 28, o laboratório voltar ao funcionamento normal. Sobre a causa do princípio de incêndio, ele afirmou que a questão ainda está sendo analisada. "Pode ter sido a demanda. A primeira referência é que (o problema) deve ter sido o compressor, equipamento que fica dentro do ar-condicionado". Eram por volta de 14 horas quando este caso aconteceu. 

A UFC dispõe de mais de 10 mil aparelhos de ar-condicionado. Há uma empresa contratada para realizar a manutenção e outra a instalação dos aparelhos. A periodicidade da manutenção depende do estado de cada equipamento. Segundo o superintendente, o aparelho que pegou fogo estava dentro deste período. 

Já sobre o ônibus que transporta os estudantes, conforme análise técnica, a causa da fumaça foi o vazamento de óleo que caiu sobre o cano de descarga. O veículo foi recolhido, passa por manutenção e foi substutuído para que os alunos pudessem completar o trajeto.  

Gondim informou que não é do conhecimento da Universidade que nenhum aluno tenha tido complições por causa do inalação da fumaça ou ou outros transtornos graves em ambos os casos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente