Participamos do

Cearense terá 8 dias de folga nos próximos 16 dias

15:14 | Mar. 16, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Quando terminar o expediente desta sexta-feira, começará a maior temporada de feriadões antes das festas de fim de ano. Serão dois feriadões em três fins de semana. Nos próximos 16 dias, os cearenses terão oito dias de folga.

[FOTO1]Neste fim de semana, haverá o primeiro feriadão da sequência. Nesta segunda-feira, 19, é o feriado de São José, padroeiro no Ceará. A data é feriado na Capital por força da lei 8.796, de 9 de dezembro de 2003. Outros municípios nos quais a legislação estabelece feriado são:

- Aracati

- Aquiraz

- Caucaia

- Crateús

- Iguatu

- Limoeiro do Norte

- Maracanaú

- Pacajus

- Quixadá

- Sobral, entre outros
[SAIBAMAIS]
Há ainda municípios nos quais, mesmo sem decreto oficial, estabelece-se feriado pela tradição.

O fim de semana seguinte, 24 e 25 de março, não será prolongado. Porém, o domingo, 25 de março, também é feriado, o único de nível estadual. É a Data Magna do Estado, em homenagem ao dia da abolição da escravatura no Ceará.

No fim de semana seguinte será a Semana Santa. O feriado oficial é a Sexta-Feira da Paixão, 30 de março, fixado em Fortaleza também pela lei municipal .796/2003. Em escolas e repartições públicas, já há folga a partir da Quinta-Feira Santa. Na Justiça Federal, o período sem trabalho começa já na quarta-feira.

Feriados seguintes

No mês de abril, o único feriado será o de Tiradentes, dia 21, que cai num sábado. Depois de março, o próximo fim de semana prolongado será em setembro, no dia 7, quando se comemora a independência. Outro período de dois feriadões em um mesmo mês só em dezembro, com Natal e Ano Novo.

Polêmica

Descanso e lazer sempre bem-vindo para o trabalhador, os feriados causam polêmica sobre os impactos na economia. A indústria não produz, o comércio fecha ou tem custos extras para abrir. Em 2017, estimou-se que os prejuízos para o comércio no Brasil em função de feriados passariam de R$ 10 bilhões.

Por outro lado, serviços e turismo ganham. São setores econômicos centrais no Ceará. No último feriadão de 2017 antes das festas de fim de ano, o Estado recebeu cerca de 51 mil turistas.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente