Participamos do

Desabamento, alagamentos e semáforos apagados durante chuva em Fortaleza

Água se acumulou em diversas vias, atrapalhando a passagem de pedestres e mesmo de carros. Foi registrado um desabamento no Centro
16:05 | Fev. 22, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]A manhã foi de chuva intensa para a Capital cearense. Em diversos bairros da cidade, ruas ficaram alagadas devido às quase três horas de chuva, dificultando a travessia de pedestres e carros. De acordo com a Defesa Civil, foram registradas seis ocorrências até o meio-dia, sendo uma delas de desabamento, no Centro.

[FOTO3]

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

Conforme a Defesa Civil, foram registrados três riscos de desabamento, um desabamento, um alagamento e um bueiro sem tampa. A Regional VI foi a que registrou maior número de problemas, com quatro ocorrências. 

 

 

 

 

Na rua Saldanha Marinho, no bairro de Fátima, poças de água viraram um pequeno rio em questão de minutos. O lixo acumulado nas calçadas das casas rapidamente se espalha: embalagens plásticas, isopor, e mesmo preservativos usados correrem pela via alagada. O carro da reportagem, que seguiria em frente, teve que voltar de ré, como muitos outros que tentavam acessar a rua.
[SAIBAMAIS]
A dona de casa Ana Lima, 50, moradora das proximidades, se viu encurralada na volta para casa depois de exercícios matinais. Ela relata que todos os anos a situação é parecida naquela região. “É horrível, sempre fica cheio d’água. A população ainda não ajuda, joga lixo na rua e entope os bueiros. Aí fica desse jeito, depois não tem do que reclamar”.

A avenida 13 de Maio, no Benfica, também estava alagada na altura da Avenida da Universidade. Estudantes da Universidade Federal do Ceará encontraram dificuldade em chegar às aulas, que começam nesta quinta-feira. “É meio complicado andar por aqui na treze nessa época de chuva”, conta o estudante Matheus Osterno, 20. “Os alagamentos atrapalham muito quem anda a pé, principalmente porque os carros não respeitam e jogam água na gente”, reclama.
[FOTO2]
Pelo Centro, a situação é parecida. Um trecho da avenida Duque de Caxias próximo ao Parque das Crianças se encontrava coberto de água. No ponto de ônibus, a dona de casa Antônia Martins, 64, diz que andar no bairro em período de chuva é difícil. “Tem arregaçar as calças, dar um jeito e passar, né”, brinca. Na rua Pedro I, foi encontrado lixo em meio à água acumulada na via e nas calçadas. Na rua Pedro Pereira, foram registrados diversos pontos de alagamento.

 

 

 

 

Em nota, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou que "não foi registrado nenhum ponto de alagamento dentro do perímetro municipal em virtude da chuva". Segundo o órgão, foram notificados três semáforos apagados e seis em amarelo intermitente, mas que estes já se encontram devidamente reparados.

 

 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 22.8mm das 7 horas da quarta-feira até às 7 horas desta quinta-feira, 22. Em todo o Estado, choveu em 85 municípios.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente