Participamos do

Centenas de peixes morrem contaminados por esgoto no lago da Cidade das Crianças; veja vídeo

Cano de esgoto da Cagece estourou ainda nesta terça-feira, 6, e os dejetos caíram em galerias pluviais que desembocam no lago
12:21 | Fev. 07, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 15 horas

 

[FOTO1]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na manhã desta quarta-feira, 7, quem passou pelo Parque da Liberdade, mais conhecido como Cidade da Criança, no Parque da Liberdade, no Centro da Capital, sentiu forte odor causado pelas centenas de peixes mortos no lago. O problema, segundo frequentadores, começou ontem. Funcionários do local já trabalham na retirada dos animais da água.

 

 

Galerias pluviais desembocam no lago. Obstrução em cano de esgoto da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) ainda nessa terça-feira, 6, causou desvio de dejetos às galerias, junto à chuva. "O cano acabou entupindo e acumulou uma água turva, cheia de dejetos, que teve contato com a água do lago", afirmou André Ximenes, coordenador do Parque das Crianças.

 

[FOTO2] 

Após período com baixa oxigenação, os peixes morreram. Segundo André, a água já está sendo oxigenada para purificar e evitar mais mortes.


Recuperação do lago

André Ximenes garantiu que uma despoluição do lago foi acordada junto a Bionordeste, empresa que atua no ramo ambiental, no ano passado. Conforme ele, o Parque das Crianças recebeu R$ 22,5 mil em investimentos para ajudar na limpeza da água. O processo seria feito em duas etapas, sendo que uma já aconteceu e a próxima estava marcada para março. Com a morte dos peixes, será adiado.

 

Esgoto

A Cagece informou, por nota, que a obstrução no cano foi solucionada ainda na tarde desta terça, 6. A rede encontra-se operando normalmente.

 

De acordo com a companhia, a ocorrência foi provocada pelo mau uso da rede. Durante o serviço de desobstrução foram encontrados materiais como plástico, estopas e gordura.

 

"A Cagece alerta a população que utilize a rede de esgoto de forma adequada, evitando despejar qualquer resíduo sólido nas tubulações. Durante o período chuvoso, as águas pluviais destinadas forma inadequada para a rede coletora também prejudicam o bom funcionamento do sistema de esgotamento", completou a nota.

 

Confira vídeo: 

[VIDEO1] 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente