Participamos do

Aviadores que estão sobrevoando as Américas em ação beneficente fazem parada em Fortaleza

A jornada começou no 2 de janeiro em Kelowna, no Canadá
22:14 | Fev. 18, 2018
Autor Danielber Noronha
Foto do autor
Danielber Noronha Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizada às 21 horas de 20 de fevereiro
[FOTO1]
Três pilotos a bordo de duas aeronaves, uma RV 6 e uma RV 9A, chegaram a Fortaleza na tarde desta sexta-feira, 16. Captaneados por Dave McElroy, os pilotos Russ Airey e Harold Fast pousaram no Clube de Aviação Catuleve, em Aquiraz, e depois se dirigiram a Fortaleza para uma pequena pausa na expedição que estão fazendo: uma volta pela América Central e América do Sul.  

Segundo Harold, um dos pilotos, a viagem, além de ser uma experiência de descobertas, é também voltada para as práticas beneficentes. “Um dos objetivos desta jornada foi levantar fundos para uma instituição de caridade canadense que oferece vôos gratuitos para canadenses que vivem em lugares remotos, e que,  por isso, não conseguem pagar vôos comerciais normais para acessar tratamento médico especializado”, explica o piloto. 

[FOTO2]
Em troca de uma doação para Hope Air, que cuida destes vôos gratuitos, o trio começou a planejar a viagem no outono de 2016 e a criação de fundos começou em janeiro de 2017. A jornada começou no 2 de janeiro em Kelowna, no Canadá. De lá, os três já passaram por San Diego, Califórnia, Cidade do Panamá, Santiago, Buenos Aires e o Rio de Janeiro. 

[FOTO3]
“Ontem (sexta) voamos ao longo de muitas milhas de belas praias, paisagens notáveis e muitos campos verdes. Estou muito impressionado de ter sobrevoado áreas de agricultura”, diz Harold, que detalha sobre a experiência de voar em céus brasileiros. O piloto destaca também a hospitalidade do povo local. "Muitos foram solidários e encorajadores do nosso projeto”.
 
Sobre a Fortaleza, os exploradores contam que não puderam ver muito, devido ao clima chuvoso que se estendeu por todo o sábado, 17. Ainda em terras brasileiras, os pilotos partiram neste domingo para uma região próxima a Belém e, de lá, pegam rota para a Flórida, ponto final da jornada, que está programada para se encerrar no dia 28 de fevereiro. 
 
Amelia Earhart
Fortaleza já serviu de pista de pouso para outros pilotos que decidiram se aventurar pelo mundo a bordo de um avião. A norte-americana Amelia Earhart foi a primeira mulher a cruzar o oceano Atlântico em voo solo. A chegada da aviadora foi registrada em matéria publicada pelo O POVO em julho de 1937. Mas o sonho de Amelia de atravessar o globo foi interrompido quando sua aeronave desapareceu enquanto sobrevoava o oceano Pacífico. Em 1939, quase dois anos depois de sua passagem pela Capital, a pilota foi declarada morta. 
 
Esta matéria foi sugerida pelo leitor Thiago Cascais, do SBFZ Spotting. 
 
[FOTO4] 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente