Participamos do

Muros das seis Regionais de Fortaleza receberão intervenção artística

A iniciativa surgiu de uma parceria público-privada. Cem muros serão pintados até o final do ano em todas as regionais da Cidade
18:07 | Jan. 31, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Paredes das seis regionais de Fortaleza ganharão nova vida até o final do ano. O projeto Pra Colorir e Transformar, uma parceria entre a Hidracor, a Prefeitura de Fortaleza e a Central Única das Favelas (Cufa), visa colorir cem muros de ruas e avenidas da Cidade. No momento, está sendo feito um mural na Avenida José Jatahy, bairro Jacarecanga. A parede da Academia de Segurança Pública do Estado, no José Walter, também já foi pintada pela iniciativa.

“A ideia é tornar aquele ambiente mais bonito para as pessoas valorizarem”, explica a analista de marketing senior da Hidracor, Mariana Queiroz. A Prefeitura ajudou a mapear pontos de lixo na cidade e fez a seleção de paredes que poderiam ganhar novas cores. A Hidracor entrou na parceria ao disponibilizar tintas para que membros da Cufa fizessem sua arte. “Queremos dar retorno para a população e colorir a cidade”, diz Mariana.

O Pra Colorir e Transformar também funciona como projeto social, já que os artistas que realizam as intervenções artísticas na cidade são ex-presidiários e pessoas da comunidade que aprendem sobre arte na Cufa. “O diferencial dessa iniciativa é que a gente pode interagir com o tema e com a comunidade”, afirma Davi Favela, grafiteiro e educador social da Cufa. Ele conta que procuram conhecer a história de cada região ao construir a pintura que estampará o muro.

“A gente tem uma necessidade muito grande, muros de Fortaleza que precisavam de cor, precisavam de vida. Podemos, através da arte, transmitir algumas mensagens positivas, passar coisas boas”, espera. A iniciativa pretende, ao final do ano e das ações da Capital, se estender para o interior do Estado, além da região metropolitana.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente