PUBLICIDADE
Notícias

Governo do Ceará promove ação contra transfobia pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans

Prefeitura de Fortaleza também realiza atividades relacionadas ao tema

13:08 | 29/01/2018
NULL
NULL

[FOTO1]O Governo do Ceará, por meio Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, promove a ação 15 Dias de Ativismo Contra a Transfobia. O objetivo é de fortalecer a luta contra a transfobia e massificar o reconhecimento dessa população. A programação começou no último domingo, 28, e segue até o dia 17 de fevereiro. A iniciativa homenageia o Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro) e o Dia Estadual de Luta contra a LGBTFobia (15 de fevereiro).

O destaque da ação é o lançamento da campanha de visibilidade e respeito à lei que garante o direito ao uso do nome social na rede pública estadual.  A abertura da programação foi no último domingo, 28, no Dragão do Mar, com o desfile de moda Transformando, promovido pela Casa Andaluzia. O desfile também irá para dentro da Unidade Prisional Irmã Imelda, voltada exclusivamente para a população carcerária GBT (gays, bissexuais, travestis), no dia 31 de janeiro.

“A perspectiva é de visibilizar a população trans e chamar a sociedade para entender que se faz necessário respeitar essa população. Que essa população existe e que o Estado reconhece o dever e o compromisso de fazer com que a cidadania das pessoas trans seja respeitada no nosso Estado”, diz o titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, Narciso Júnior.

Estão programadas ações que abordarão temas como o processo de retificação do Registro Civil para pessoas Trans, a implantação do ambulatório “T” e inclusão da população trans nas universidades e no mercado de trabalho. O encerramento dos 15 Dias de Ativismo acontecerá dia 17 de fevereiro, com a exibição do filme Close, de Rosane Gurgel, no Cine Teatro São Luís. A entrada será 2 kg de alimento não perecíveis ou produtos de higiene pessoal.

 

A Prefeitura de Fortaleza também está realizando atividades relacionadas ao tema “Uma cidade sem transfobia é um direito de todas (os)”. As ações se iniciaram no dia 23 de janeiro, com uma reunião aberta do Grupo de Apoio e Convivência para Travestis e Transexuais. A programação segue até o dia 28 de fevereiro, com a Semana de sensibilização, conscientização e visibilidade positiva da população de Travestis e Transexuais nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino.

Serviço:
15 Dias de Ativismo Contra a Transfobia
Destaques da programação
29/1 – Segunda-feira
9h – Roda de Conversa sobre a implantação do Ambulatório T
Local: Vicente Nobre Macêdo, s/n – Messejana

30/1 – Terça-feira
14h – Roda de Conversa “Para além da Transfobia” Inclusão da população T na Universidade e no mercado de trabalho
Local: Auditório da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT
Rua: Silva Paulet, 334

31/1 – Quarta-feira
09h – Desfile de Moda “Transformando”
Local: Unidade Penitenciária Irmã Imelda

 

 

Programação alusiva ao Dia Municipal da Visibilidade de Travestis e Transexuais da Prefeitura

29 de janeiro
15h - Exibição do documentário Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro (Vagner de Almeida/Grupo de Resistência Asa Branca, 2009)
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueira, 04, Centro)
15h30 - Seminário “Uma cidade sem transfobia é um direito de todas (os) ”
16h30min – Mesa redonda “Uma Fortaleza sem Transfobia é um Direitos de Todas as Pessoas: Proteção e Promoção da Cidadania de Travestis e Transexuais”.
18h – Ato-show com artistas transformistas
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueira, 04, Centro)

30 de janeiro
13h - Dia T – Tarde de Serviços Gratuitos para travestis e transexuais
Local: Pátio do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra (Rua Pedro, I, nº 461 – Centro)
*Para saber sobre a documentação necessária para retirada de RG e CPF (com ou sem nome social), os (as) interessados podem entrar em contato o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra (3452.2047)

18h - Grupo de Estudos LGBT – Edição Especial Visibilidade Trans
Local: Sala de Estudos do Departamento de Psicologia da UFC (Avenida da Universidade, 2762, 1º andar – Benfica)

1º a 28 de fevereiro
Semana de sensibilização, conscientização e visibilidade positiva da população de Travestis e Transexuais nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino

 

Redação O POVO Online

TAGS