Participamos do

Caminhão arrasta fios, derruba postes e coloca pedestres e motoristas em risco

Os equipamentos estavam apoiados acima das paredes dos comércios e de um prédio residencial, colocando em risco a vida de pedestres e condutores que passavam entre as ruas Gonçalves Ledo e Costa Barros
13:30 | Jan. 17, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O condutor de um caminhão-baú que trafegava o cruzamento das ruas Gonçalves Ledo e Costa Barros, no Centro de Fortaleza, provocou a queda de seis postes ao arrastar a parte superior do veículo em uma árvore por volta das 9 horas da manhã desta quarta-feira, 17. O tráfego de caminhões de grande porte não é permitido em vias urbanas durante o dia.

Moradores relataram momentos de pânico quando o motorista do veículo, mesmo vendo que a parte traseira estava presa aos fios dos postes, seguiu viagem arrastando e forçando os fios a ponto de derrubar os postes. "A gente começou a gritar para parar, mas ele não parou", conta a moradora que preferiu não se identificar. “Balançou tudo aqui, ficamos apavorados”, narrou.

 

O comerciante Evangelista Oliveira, de 54 anos, contou que teve de tirar o carro da garagem para não ser atingido pelo poste. Ele presenciou o momento em que o caminhoneiro avançou, e pediu que parasse, mas não foi ouvido. “Ele parou mais ali na frente, olhou e foi embora”, fala apontando para a rua Gonçalves Ledo. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

O POVO Online chegou ao local por volta das 10 horas e os postes ainda não haviam sido removidos. Os equipamentos estavam apoiados acima das paredes dos comércios e de um prédio residencial, colocando em risco a vida de pedestres e condutores que passavam por ali.

 

Funcionários da Enel Distribuição estiveram no local. No entanto, informaram que aguardavam uma empresa de telefonia responsável pela fiação para poder regularizar os postes caídos. Por meio da assessoria, eles informaram que uma equipe da Enel estava realizando o isolamento da área de risco para pedestres. Mas até às 11h20min desta manhã, o local não havia sido isolado.

[VIDEO1]As pessoas passavam esquivando por debaixo e por cima dos postes enquanto atravessavam para a outra calçada para evitar acidentes. Quando chegavam do outro lado, desviavam dos fios soltos. Um poste caiu em frente a uma parada ônibus que fica próximo ao Hospital Cura d'Ars. Ningúem ficou ferido.

 

 

Moradores relataram que a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) esteve no local após o acidente, por volta das 9 horas. Testemunhas anotaram a placa do veículo para denunciar o condutor. O trânsito seguia normalmente. Enquanto O POVO Online esteve no local, não houve pontos de congestinamentos, já que os destroços estavam concentrados nas calçadas. 

Em nota, a Oi informou que uma equipe técnica foi acionada para restabelecer os postes e readequar a rede o mais brevemente possível.

 

Lei

Desde outubro de 2015, a altura máxima permitida para o trafégo de caminhões é de 6,50 metros de comprimento, 2,20 metros de largura e 4,40 metros de altura. A regra determina que o tráfego de caminhões seja restrito nas principais vias e áreas de maior circulação de pessoas durante o dia, sendo liberado apenas à noite. Moradores relataram que o veículo era bem maior que o tamanho permitido. 

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente