PUBLICIDADE
Notícias

Cinco cuidados que motoristas devem ter em dias de chuva

10:06 | 24/01/2018
carros em dia de chuva
carros em dia de chuva
[FOTO1]O fortalezense tem amanhecido com chuva nas úlltimas semanas, e com a probabilidade de precipitações acima da média histórica no Ceará em 2018, alguns cuidados são necessários em dias chuvosos, sobretudo no trânsito. Nessas situações, pedestres andam apressados para fugir do molhado e motoristas precisam redobrar a atenção na pista. 

O POVO Online separou cinco cuidados básicos para quem dirige em dias de chuva:

1. Checar pneus antes de sair 

A chuva diminui a aderência dos pneus ao solo e, por isso, é essencial que as rodas estejam em bom estado, prevenindo por exemplo, a aquaplanagem. Este fenômeno acontece geralmente quando o veículo passa por pistas molhadas e devido à grande quantidade de água, os pneus perdem o contato com a pista por alguns segundos. Nesse caso, é preciso segurar firmemente o volante e diminuir a velocidade. 

2. Evitar trechos alagados

É recomendável desviar de ruas e vias alagadas. Estes trechos podem apresentar obstáculos que não estão visíveis e a quantidade de água pode prejudicar o sistema de freios do carro. 

3. Utilizar farol baixo 

Andar com os faróis baixos durante chuvas aumenta a visibilidade do veículo nas vias, e acender as lanternas traseiras de luz vermelha, avisando quem vem atrás. 

4. Desembaçar os vidros 

Garantir o bom funcionamento do para-brisas é importante para desembaçar os vidros e melhorar a visão do motorista. O para-brisas interno também deve ser limpo, por isso é importante manter um pano a diposição.

5. Cuidados com a travessia de pedestres

Para fugir da chuva, pedestres andam apressados e acabam não tomando as devidas precauções, por isso é necessário redobrar a atenção em locais de travessia. 
 
Redação O POVO Online  

TAGS