Participamos do

60 meninas foram assassinadas em 2017 no Ceará

Número de menores assassinadas corresponde a 17,2% dos crimes violentos contra mulheres
13:49 | Jan. 04, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Casos de crimes violentos contra a mulher vêm aumentando no Ceará. Em 2017, foram 349 mulheres assassinadas, de acordo com os dados do site da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os relatórios de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) mostram que mulheres têm sido alvo de homicídios e latrocínios em todo o Estado. Entre elas, crianças e adolescentes também aparecem nas estatísticas. Pelo menos 60 meninas foram mortas no ano passado. Os dados vão de janeiro até o dia 23 de dezembro.

Apesar de crianças e adolescentes do sexo masculino serem as principais vítimas de homicídios, a alta taxa de garotas assassinadas preocupa. Segundo a pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC, Celina Galvão Lima, mulheres não são mais coadjuvantes no crime. Por chegarem à “linha de frente”, meninas estão morrendo mais. “Adolescentes são mais vulneráveis e meninas mais ainda, devido às questões de gênero”.
[SAIBAMAIS]
A pesquisadora destaca ainda a situação do presídio feminino Auri Moura Costa. De acordo com ela, a população carcerária cresceu muito nos últimos anos, chegando à superlotação. Apesar dos dados da SSPDS não especificar crimes como feminicídio, Celina acredita que muitos dos homicídios contra esse número de meninas tenha sido por questões de crime de ódio.

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente