Participamos do

Polícia Federal cumpre 14 mandados de busca e apreensão por crime de fraude no BNB

10:19 | Dez. 22, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União cumprem, nesta sexta-feira, 22, a operação Caixa 3, que investiga crime de gestão fraudulenta no Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nos Estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.
 
O crime ocorreu em procedimentos de troca de garantia em financiamentos, beneficiando um grupo empresarial. A decisão que envolve 72 policiais federais e 10 sevidores da CGU é da 11ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Fortaleza/CE. 
  
De acordo com a assessoria de imprensa da PF no Ceará, o Conselho de Administração do BNB aprovou a troca de uma fiança pela hipoteca de uma planta industrial de uma fábrica de bebidas na Bahia, em setembro de 2014.
 
A CGU indica haver descumprimento de normas do banco no que diz respeito à avaliação de risco da operação, substituição da garantia e falta de estabilização do negócio baiano. A fragilidade no acompanhamento do Banco do Nordeste na comprovação financeira na construção também é uma das irregularidades apontadas.

 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente