Participamos do

Como evitar roubos e furtos no período de fim de ano

Substituir o dinheiro pelo cartão de débito e observar o entorno são algumas das medidas preventivas contra os crimes que são recorrentes no fim de ano
19:05 | Dez. 13, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O vai e vem de pessoas, sacolas aqui e acolá. Com a primeira parcela do 13º em mãos, a população intensifica as compras do fim de ano. Distraídos, os clientes mexem no celular, sacam alta quantia em dinheiro, deixam as fechaduras das bolsas onde a vista não alcança. Ações que fazem com que os consumidores se tornem alvo fácil de roubos e furtos, mas algumas medidas podem prevenir tais circunstâncias.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O tenente-coronel Andrade Mendonça, relações públicas da Polícia Militar, explica que "há uma tendência maior desses tipos de crimes porque tem mais gente e dinheiro circulando”. Em dezembro de 2016, foram mais de 6.503 ocorrências com este perfil, de acordo com estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

 

No entanto, não foi o mês com mais ocorrências registradas. Como muitas vezes a vítima não registra Boletim de Ocorrência (B.O), a polícia não toma conhecimento de todos os casos. Ainda assim, o número subiu em relação ao ano anterior, que registou 5.384 Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Os horários mais críticos são entre 18h e 23h59min, com 34,1%, seguidos de 12 às 17h59, com 26% dos casos. Mais de 16% das ocorrências foram entre quinta e sexta-feira.

 

O tenente-coronel explica que, para evitar algumas dessas situações, “alguns procedimentos podem ser adotados”. “A população usa o celular de forma indevida e acaba ficando totalmente desconectada e não consegue perceber o entorno. E é importante saber o que está acontecendo porque quem vai fazer uma ação, estuda a vítima. E a vítima será aquela que fornecer mais informações”, destaca.

 

Substituir o dinheiro pelo cartão de débito, evitar se distrair em locais públicos, observar bem e não entrar imediatamente em casa são algumas medidas preventivas. Em todos os casos de crimes, não reaja. Procure a delagacia mais próxima ou acione o 190. Sempre registre a ocorrência. 

 

Segurança 

 

Reforço no policiamento ocorre desde o último 17 de novembro com a Operação Centro Seguro. 424 agentes fazem a segurança da área. Estima-se que 350 mil pessoas passem por lá todos os dias até o fim deste último mês do ano, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).  

 

Como se prevenir durante as compras

Evite abrir a carteira em público. Se precisar fazê-lo, seja discreto e não permita que outras pessoas vejam seu conteúdo;

 

No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Polícia Militar de Ceará mais próxima da área;

 

Evite fazer compras sozinho(a);

 

Prefira realizar compras durante o dia;

 

Prefira pagar com cheque ou cartão, para não ter consigo grandes quantias em dinheiro;

 

Não deixe a bolsa, carteira ou outros objetos comprados de forma descuidada. Mantenha sua atenção, nunca perca contato visual, deixe sempre próxima a você. 

 

Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção e evitar ter as duas mãos ocupadas;

 

Evite aglomerações, inclusive em ruas e lojas;

 

 

Cartões de crédito e caixas eletrônicos  

 

Não guarde o cartão e a senha no mesmo lugar

 

Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras. Se desconfiar que elas se fazem passar por funcionários, avise a gerência da agência. Quando necessário de esclarecimentos, recorra aos funcionários conhecidos ou identificados

 

Ao digitar sua senha coloque o corpo bem junto ao teclado, impedido que seja  vista por estranhos que estejam próximos.

 

Nas  ruas 

 

Quando estiver só, escolha seu trajeto, evitando passar por locais desertos ou com pouca iluminação.

 

Não carregue consigo grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. 

 

Ao parar em pontos de ônibus, procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente, aqueles localizados próximos aos estabelecimento comerciais.   

 

Dias com mais ocorrências em 2016


Sexta-feira: 16,9%
Quinta-feira: 16,3%
Segunda-feira: 15,4%

Terça-feira: 13,7%
Domingo:  8,9%
Sábado: 14,3%
Quarta-feira: 14,5%

Horários com maiores ocorrências

De 18 a 23h59: 34,1%
De 12 a 17h59: 29%
De 6 a 11h59: 27%
De 00 a 5h59 : 9,9%

 

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente