Participamos do

Incêndio atinge vegetação na região da Sabiaguaba

O fogo teve início às 11h desta manhã e o momento ainda não havia sido totalmente apagado
18:45 | Nov. 10, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Um incêndio atingiu uma área de vegetação de um terreno na região da Sabiaguaba, em Fortaleza, nesta sexta-feira, 10. De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros do Ceará, o fogo teve início às 11h desta manhã e até o momento ainda não foi completamente apagado.


Conforme o Clenilson Silva, que mora em frente ao local do incêndio, a fumaça invadiu as casas e causou transtornos para os moradores. “Felizmente, o fogo não atingiu nenhuma residência, mas fomos pegos de surpresa pela grande quantidade de fumaça que encobriu a rua”, disse.

Segundo o tenente Germano Carvalho, do Quartel do Mucuripe, que está à frente da operação para controlar o incêndio, até o momento já foram gastos 50 mil litros de água, porém ainda existem focos de fogo na vegetação. "Por ser um local de mata fechada e a área ser extensa, acaba dificultando o acesso e fazendo com que demore mais para o fogo ser controlado", afirma.

No momento, a ação para apagar o fogo na vegetação conta com seis bombeiros e estão sendo utilizados uma viatura e um carro-pipa. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. De acordo com o tenente, será necessária a realização de uma perícia técnica para identificar o que ocasionou o fogo.

O POVO Online apurou que o local do incêndio é próximo ao Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba. Os bombeiros não confirmaram se o Parque chegou a ser atingido.

Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), que preside o conselho gestor do Parque da Sabiaguaba, informou que a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) já foi notificada e enviará uma equipe ao local para averiguar os possíveis focos causadores do incêndio.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda conforme a Secretaria, a Prefeitura, por meio de agentes técnicos da Seuma e fiscais da Agefis, realiza ações de fiscalização e monitoramento no Parque Natural das Dunas e Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba.

 

O procedimento tem como objetivo coibir as degradações das condições ambientais nas Unidades de Conservação da Sabiaguaba, bem como o reconhecimento da área e identificação de possíveis irregularidades.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente