Participamos do

Falta sinalização e cancela para passagem de VLT no bairro Vila União

O cruzamento possui duas passagens, uma com cancela e semáforo e a outra sem nenhuma sinalização. Veículos trafegam pelas duas aberturas. Ônibus chegou a parar pouco antes do trem
16:41 | Out. 13, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Para conseguir chegar ao outro lado do trilho, as pessoas que moram próximas ao cruzamento da rua Edmundo Almeida Filho com avenida 13 de abril, no bairro Vila União, precisam estar sempre em alerta. É que o encontro da linha férrea com o entroncamento possui duas passagens para veículos rodoviários: uma delas, com semáforo e cancela e, outra, sem nenhuma sinalização. Por isso, cruzar a via exige ainda mais atenção.
 
Por muito pouco, um acidente não aconteceu na última quarta- feira, 11. Um ônibus da linha Siqueira/ Praia de Iracema freou rente ao Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que se dirigia ao bairro da Parangaba. A operadora de telemarketing Zelita Rodrigues, estava no coletivo e conta o desespero que foi em quase sofrer um acidente. “Só estavam as luzes do trem acesas. Não ouvi nenhum sinal nem vi cancela baixando. Quase morro do coração”, conta ela.
 
Rose Correia, 38 e o marido, Claudeci Pereira, 52, têm um pequeno comércio em frente ao cruzamento. Eles assistem, todos os dias, moradores se arriscando ao tentar cruzar via. “Essa cancela e o sinal não são 100% seguros porque, de vez em quando, eles apitam ou baixam sem nenhum trem estar vindo”, diz a mulher. Muitas vezes ocorre o contrário. Segundo Claudeci, o trem passa e não emite nenhum sinal sonoro. 
 
[FOTO2]
 
Em nota, a assessoria de imprensa da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos afirma que na rua Edmundo Almeida Filho, paralela à via férrea, existe um retorno para carros que passa sobre os trilhos do ramal Parangaba-Mucuripe. Sempre que o trem passa neste ponto, informa a nota, o sinal sonoro emitido pelo VLT já está acionado, devido à proximidade com a passagem de nível da rua 13 de abril com via férrea. 
 
O retorno, ainda segundo a assessoria de imprensa, é provisório, e serve para dar fluxo à avenida Borges de Melo durante obras do mergulho do trem, realizadas pela Secretaria da Infraestrutura.
 
CBT
De acordo com Código Brasileiro de Trânsito, deixar de parar o veículo antes de cruzar uma via férrea é infração gravíssima, passível de multa.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente