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Curso de Publicidade e Propaganda da UFC discute vigilância e controle no âmbito digital

16:45 | 04/10/2017
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Câmeras que filmam sem autorização, redes sociais que guardam e vendem dados de seus usuários, eleições influenciadas pela internet. A relação do contemporâneo com a hiperprodução imagens e seus usos pauta a V Semana de Publicidade e Propaganda, organizada pelos alunos do Programa de Educação Tutorial dos cursos de Comunicação Social da UFC. A edição, que ganhou o tema Vigiar // Controlar, debate as consequências das ações dos usuários e das mensagens publicitárias no ciberespaço. A superexposição e a invasão de privacidade também são assuntos discutidos nas mesas e palestras que vão até amanhã, 5 de outubro.

Na programação do evento também está acontecendo a oficina Jam Session Corpo (In)disciplinado. Ministrada pelos grupos Projeto Improvisa e pelo grupo Silas Crvs A.O.A., a atividade irá abordar possíveis formas de comportamento perante à vigilância e ao controle. Inpirados na Jam Session - quando um grupo toca instrumentos sem uma música em mente ou uma composição programada, somente no improviso -, o espetáculo convida os participantes a fazer o mesmo, por meio de movimentos corporais.

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A aluna de publicidade e bolsista do PetCom Kauany Duarte diz que é importante que todos pensem sobre as vigilâncias que acontecem no mundo atual. “É o futuro, e nós já estamos nele. É preciso entender essas questões para tentar resistir frente ao cenário que vivemos”, diz a estudante. Ela afirma ainda que os palestrantes atentaram para a superexposição que as pessoas se submetem nas redes sociais, caracterizando como um “caminho sem volta”. “Ou você participa ou você fica de fora de grande parte das interações sociais do mundo atual.”

No último dia de palestras, os temas serão “Vigilância, Democracia e Redes Sociais”, com Renata Gomes, e “Arte e Vigilância”, com Ada Kroef, Robson Loureiro e Gabriela Reinaldo. A programação é gratuita e aberta ao público e acontece no Campus do Pici, no auditório do curso de Geografia.

 

Redação O POVO Online

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