PUBLICIDADE
Notícias

Tribunal de Justiça do Ceará é o primeiro em conciliações no Brasil

A classificação foi feita de acordo com o porte de cada Judiciário estadual

15:47 | 06/09/2017
NULL
NULL

[FOTO1]

Uma estatística referente ao ano de 2016 revelou que o Tribunal de Justiça do Ceará é o primeiro colocado em conciliações no País, onde 25% dos processos são solucionados por meio de acordos. A média nacional de outros estados foi de 10,9%.

Os números foram divulgados nessa segunda-feira, 4, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as informações são do site do TJCE.

Conforme o relatório, considerando o novo Código de Processo Civil (CPC), a expectativa é a de que esses números aumentem. A novidade no código é a realização de uma audiência prévia de conciliação e mediação como etapa obrigatória anterior ao início da ação.

Em maio, o TJCE integrou um indicador de incremento das audiências de mediação e conciliação nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). O objetivo é o aprimoramento da gestão consensual de conflitos. Somado a isso, a Presidência do Tribunal tem priorizado a estruturação física, tecnológica e de pessoal dos Cejuscs.

A mesma pesquisa também revelou que o TJCE tem a menor produtividade do País, com 929 processos baixados. Comparado ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), o primeiro em produtividade com 3.388. Comparados, a diferença é de 1.368 processos. 

A classificação feita pelo CNJ foi feita de acordo com o porte de cada Judiciário estadual. Foram observados a quantidade de magistrados e servidores, despesas financeiras e outros fatores.

 

 

Redação O POVO Online

TAGS