PUBLICIDADE
Notícias

Rebelião resulta em quebra-quebra e fuga de presos no Code

Pelo menos cinco detentos fugiram, conforme O POVO apurou. A contagem de detentos ainda está sendo feita nesta manhã

10:20 | 11/09/2017
Presos dentro de uma cela
Presos dentro de uma cela

[FOTO1] 

Uma rebelião de presos foi registrada na madrugada desta segunda-feira, 11, no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), na avenida Borges de Melo, no bairro de Fátima. Pelo menos cinco presos fugiram durante o tumulto, mas ainda não há confirmação oficial sobre a quantidade.

Há registro de disparos de tiros para cima, mas não há informações sobre feridos. O POVO Online procurou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e aguarda resposta.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol), Francisco Lucas, são dois policiais no Code para uma média de 150 presos. “Estoura na responsabilidade da Polícia Civil, mas os policiais não têm condição nem de conferir os presos. Isso acabou ocasionando a fuga, não foi por falta de aviso, nem de denúncia”, diz.

Lucas aponta que celas foram quebradas, além de cadeados. "As celas estão sendo recuperadas mais uma vez, está tendo um reforço aqui na parte de acesso aos xadrezes. Se não houver fiscalização, vamos conviver com isso muito tempo. O MP (Ministério Público) entrou com ação pedindo retirada de todos os presos, está julgada em segunda instância. Dei ordem ao jurídico para a gente fazer parte do processo. Não podemos arcar com esse ônus, constante tensão, temos policiais adoecendo", denuncia.

[FOTO2] 

No último dia 1º de agosto, houve princípio de rebelião no Code, com quebra-quebra de celas. Os presos reivindicavam o atendimento médico de um dos internos. Após o caso, 70 presos foram transferidos para unidades penitenciárias. O detento doente foi diagnosticado com tuberculose e levado ao Hospital Geral e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo.

O delegado Francisco de Assis Cavalcante Nogueira informou que Antônio Wellington Lopes da Silva, conhecido como ‘Negão Wellington’, é um dos fugitivos. Ele foi preso em Guaiúba, encaminhado à Delegacia de Capturas e depois ao Code.

[FOTO3] 


TAGS