Participamos do

Parque do Cocó: Sema restringe horário de uso de bicicletas nas manhãs de domingo

Conflitos entre pedestres e ciclistas levaram a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) a proibir o uso de bicicletas nas trilhas do Parque do Cocó durante as manhãs de domingo. Blitze educativas começam neste final de semana
11:55 | Set. 15, 2017
Autor Demitri Túlio
Foto do autor
Demitri Túlio Repórter investigativo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O uso de bicicletas nas trilhas do Parque do Cocó está proibido durante as manhãs de domingo. Quatro placas, fixadas nesta sexta-feira, 15, nas entradas da floresta informam aos visitantes sobre a decisão da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) e da gerência da Unidade de Conservação estadual.
No aviso está escrito que "não é permitido o tráfego de bicicletas nas trilhas aos domingos, de 5h30min às 13 horas". Uma medida restritiva para a segurança dos pedestres, explica Paulo Lira - gerente do Parque do Cocó.
Segundo o gestor, com o aumento do número de visitantes nas trilhas, está impraticável a convivência entre caminhantes e ciclistas. São cerca de três mil pessoas com crianças e cachorros se deslocando entre os sete caminhos da floresta urbana. E pelo menos, 300 ciclistas indo e vindo.
"Mesmo com as placas orientando o deslocamento de pedestres e bicicletas passamos a administrar conflitos nas trilhas. Vários incidentes com bate boca, quase brigas e atropelamentos. E o mais prudente foi ordenar o horário", afirma o administrador da área verde.
Durante os domingos deste mês, serão realizadas blitze educativas nas trilhas para avisar aos frequentadores. Em outubro, os militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) não permitirão mais a entrada das bicicletas.
"No ano passado, colocamos placas de orientação sobre a direção que os ciclistas devem adotar. Mas não funcionou. Há registros de alta velocidade, desrespeito aos educadores ambientais e até carteirada. Infelizmente", diz Paulo Lira.
De segunda-feira à sábado, os ciclistas estão liberados para se deslocarem dentro da floresta. E, aos domingos, reforça o gerente da Unidade de Conservação, as Ciclofaixas de Lazer estão à disposição para os passeios ao na vizinhança do Parque.
Serviço:
Aos domingos, entre 5h30min e 13 horas, não será permitido o uso de bicicletas no interior das trilhas do Parque do Cocó.  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente