Participamos do

Fortaleza amanhece nesta quarta-feira com a "chuva do caju"

Na Capital, as chuvas acontecem, normalmente, pela madrugada e início da manhã devido a interação dos ventos alísios com a brisa terrestre, de acordo com a Funceme
12:02 | Set. 06, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Em pleno segundo semestre, nesta quarta-feira, 6, Fortaleza e alguns municípios da Região Metropolitana amanheceram com uma chuva rápida, o que pegou muita gente de surpresa. Devido ao período, essa chuva é conhecida popularmente como 'chuva do caju'. 
 
"As chuvas que acontecem neste período são semelhantes as que ocorrem após a estação chuvosa. São instabilidades atmosféricas que vêm do leste e costumam ser de fraca intensidade e de forma esporádica", explica Raul Fritz, meteorologista da Funceme.
 
A relação da chuva com a floração do caju não é comprovada de maneira científica. Devido acontecer no mesmo período, foi popularmente batizada como "chuva do caju", por auxiliar no cultivo do fruto."Essas rápidas chuvas podem favorecer o crescimento e o cultivo do caju, principalmente as que acontecem neste mês de setembro", esclarece.
 
Na Capital, as chuvas acontecem, normalmente, pela madrugada e início da manhã devido a interação dos ventos alísios com a brisa terrestre, de acordo com a Funceme. 
 
Previsão 
 
Nesta quarta-feira, houve registro de precipitações de até 7,3 milímetos em Fortaleza e a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea até o fim desta manhã.
 
Para esta quinta-feira, feriado de 7 de setembro, a tendência é de nebulosidade variável entre a madrugada e manhã. No decorrer do dia, céu entre parcialmente nublado e claro em todo o Ceará.   

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente