Participamos do

Propriedades rurais na região da Chapada do Apodi apresentam irregularidades

Os municípios de Limoreiro, Russas, Quixeré, Morada Nova e Tabuleiro do Norte foram visitados entre os dias 31 de julho e 4 de agosto últimos
19:09 | Ago. 10, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), 24 propriedades rurais localizadas na região da Chapada do Apodi apresentam irregularidades. O Grupo de Fiscalização Integrada de Comércio e Uso de Agrotóxico, coordenado pela Sema, visitou os municípios de Limoeiro, Russas, Quixeré, Morada Nova e Tabuleiro do Norte, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto últimos. 

Constam 33 autos de infração nas propriedades rurais visitadas. Dentre as irregularidades autuadas estão o armazenamento inadequado de agrotóxicos, prescrição de receita para cultura inexistente, reutilização de embalagens vazias de agrotóxicos, descarte inadequado de embalagens vazias e falta de receituário agronômico. Além desses itens, foram verificados também profissionais sem Anotação de Responsabilidade Técnica (ATR) para a cultura e projeto de irrigação sem licença ambiental. As fazendas cultivam, em sua maioria, banana, goiaba, limão, melão e abacaxi.

Dos 12 comércios fiscalizados, apenas três apresentaram irregularidades, como armazenamento inadequado de agrotóxicos e a venda de agrotóxicos sem retenção de receituário agronômico. Seguindo a fiscalização, o Grupo pediu, ao Posto Rodoviário de Russas, informações a respeito de transporte de agrotóxicos durante o período.
 
A Sema considera o resultado da fiscalização positivo, seguindo a diminuição do uso indiscriminado de agrotóxicos que tem ocorrido nos últimos anos. Estão previstas ainda para este semestre outras duas fiscalizações. Além da fiscalização, o Poder Público inaugura um posto de recolhimento em Quixeré, o segundo da região. O primeiro está localizado em Ubajara. Uma base para devolução de embalagens também deve ser instalada em Abaiara, no Cariri.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente