Participamos do

Policial concorre ao prêmio Heróis Reais com projeto para jovens da periferia de Fortaleza

Agentes da segurança do Ceará trabalham como voluntários em projetos sociais no Ceará; conheça as ações
19:09 | Ago. 21, 2017
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O policial militar do estado do Ceará, Leonardo Marcio Santos de Mesquita, está entre os selecionados para concorrer ao prêmio Heróis Reais, que valoriza ações inovadores e de bravura de agentes da segurança em todo o Brasil.
  
Com o projeto Grupo de Voluntários Guardião Juvenil, que auxilia adolescentes da periferia, o militar realiza palestras, enontros para formação de cidadãos mais críticos e conscientes dos direitos e deveres da sociedade. O projeto atende pelo menos 400 jovens de 13 a 21 anos de idade.

Conforme a assessoria de imprensa do Hérois Reais, o prêmio é idealizado pelo instrutor Marcos do Val, que é credenciado pela Swat, nos Estados Unidos, há 17 anos, e tem apoio da marca de armas Tauros. As seleções ocorrem em cinco regiões e Leonardo foi selecionado por uma comissão para participar com mais cinco agentes de todo o Nordeste.

[FOTO2] Segundo Marcos do Val, a categoria inovação remete a um projeto inovador que tenha gerado benefícios com a sociedade, como o trabalho com crianças carentes e que diminuam os índices de criminalidade. "Projetos que atraiam a sociedade e saiam da rotina a qual o policial é formado para trabalhar", disse.

 Já a categoria de Bravura, segundo Marcos do Val, é relacionada a história de profissionais que colocaram a vida em risco para salvar outras vidas. Os ganhadores da selecão regional devem receber uma viagem com despesas pagas para as serras gaúchas. Já o ganhador nacional, cujo finalistas serão escolhidos no fim deste ano, vão receber uma viagem para os EUA e uma visita à Swat e ao evento de Shot Show, em Las Vegas.

 Conforme Marcos do Val, durante os 17 anos trabalhando com a Polícia americana, a percepção é que nos EUA o policial é reconhecido como um verdadeiro héroi e que não vê o mesmo no Brasil. "Por isso vamos deixar o voto popular, para a população escolher quem considera herói", disse.

 "Vendo a cultura americana, eu quis trazer isso para o Brasil. O agente americano ele fala que doa a própria vida pela sociedade, pois sabe que a sociedade reconhece o trabalho dele. E eles falam que não sabem como os policiais brasileiros fazem isso se não são valorizados, mesmo assim ainda fazem trabalhos heróicos", disse.

 

Outros projetos do Ceará 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Agentes da segurança  trabalham como voluntários e coordenam projetos sociais para crianças e adolescentes

 

[FOTO4] Apesar de não participar do concurso, o Ceará conta com diversos agentes da segurança que criaram projetos semelhantes.  Acolhido pela Polícia Militar do Estado do Ceará, o projeto Arte Suave completou um ano em junho. A ação consiste em dar aulas de judô e jiu-jítsu, com ensinamentos em artes marciais tanto na parte teórica como prática. A iniciativa dos policiais da 1ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar beneficia 76 crianças e começou em 2015 e foi idealizado pelo sargento Napoleão Cavalcante, faixa preta em jiu-jitsu, que começou sem apoio algum.

 

[FOTO3]Já em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, todos os sábados 438 crianças e jovens de 11 a 16 anos vão até a escola Socorro Gouveia, onde participam do projeto Guarda Mirim, às 8 horas e permanecem até às 11 horas. Pelo menos 15 policiais militares e guardas municipais de São Gonçalo participam do projeto de forma voluntária.

 

O coordenador, major Everton Farias, disse que o projeto é da Guarda Municipal por meio da Prefeitura de São Gonçalo. "Dentro do projeto temos crianças com autismo, hiperatividade, todas em situação de vulnerabilidade e recebemos demandas do Ministério Público e do Conselho Tutelar", disse.

 

Conforme o oficial, as ações são voltadas para o crescimento pessoal, com palestras, clube de leitura e projeto varal solidário, que arrecada roupas para um bazar em que as vestimentas são distribuídas gratuitamente para a comunidade. Além disso, as crianças fazem passeios como uma visita à Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

 

Distante a 158 quilômetros de Fortaleza, no projeto Quartel de Portas Abertas, coordenado pelo sargento da PM Cleilton Siqueira, as crianças aprendem capoeira, vôlei, karatê e futebol. Parte das atividades acontece no quartel da 1ª Companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e outra parte na maçonaria. O único requisito é apresentar boas notas na escola. 

 

Especialista

 

Para o sociólogo e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (Lev), Marcos Silva, em relação ao concurso que vai beneficiar as ações de inovação entre policiais militares, policiais civis, guardas municipais e agentes penitenciários são fundamentais para o entendimento da segurança pública, que deve ser ampliada do conceito de ostensividade.


O especialista ressalta que os projetos necessitam de apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) e do governo do Estado. "Esses policiais fazem de bom grato, eles também vivem em bairros periféricos onde a criminalidade é elevada e as ações são tomadas do principio humanista", diz.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente