Participamos do

"Eu e André Costa não poupamos esforços para melhorar a segurança", diz Camilo Santana

Em transmissão ao vivo no Facebook, governador afirmou que os bairros Bom Jardim e Presidente Kennedy são os próximos a receber reforço de policiamento
20:44 | Ago. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O governador Camilo Santana citou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, ao responder perguntas sobre segurança nos bairros Conjunto Ceará, Bom Jardim e Presidente Kennedy, na tarde desta terça-feira, 1º. Em transmissão ao vivo pelo Facebook, ele também apresentou o balanço das obras hídricas no Estado em uma conversa com o secretário de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, e falou sobre a entrega de moradias por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

Em resposta aos internautas no Facebook, Camilo afirmou que a presença do policiamento na Capital cresceu com o lançamento da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) no Conjunto Ceará. "Nessa área, tinha 50 policiais militares. Passamos a ter 240 PMs. Teve o aumento da Polícia Civil também. Eram três viaturas, agora são 13. Não tinha policiamento motorizado e agora são nove motos no bairro", destacou. 

Conforme o secretário, o bairro Bom Jardim também deve ganhar o reforço neste mês, e depois o aumento no policiamento será no bairro Presidente Kennedy. Além do aumento de policiais civis e militares nos bairros fortalezenses, o chefe do executivo disse que vai contratar mais bombeiros, mas ainda não definiu quantidade e prazo. "Temos deixado claro que eu e o secretário André Costa não estamos poupando esforços para melhorar a segurança", afirmou.
 
Obras hídricas
  
De acordo com o titular da SRH, os primeiros poços feitos com máquina de perfuração horizontal do Brasil devem ser concluídos em setembro próximo. "A meta é, até o próximo ano, tornar o Pecém independente através de poços. Já está funcionando o Sistema Adutor da Barragem do Maranguapinho e estamos adotando medidas alternativas, como o aproveitamento da água subterrânea da Taíba", destacou. "São quatro trechos de 250 metros, totalizando mil metros no aquífero do Cumbuco, um investimento de mais de R$ 7 milhões".
  
Camilo afirmou que o investimento de mais de R$ 1 bilhão em obras hídricas é realizado, desde o começo do seu mandato, para evitar o racionamento, incluindo o lançamento do Plano de Convivência com o Semiárido e, depois, o Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza.
 
A meta, contou Camilo, é perfurar mais 1.800 poços só neste ano. "O Ceará tem o maior programa de perfuração de poços do país. Fizemos em dois anos e meio mais de 3.800 poços profundos. As novas máquinas que poderão perfurar poços de até 400 metros devem chegar até outubro, além de uma frota de três caminhões", explicou.
 
Ainda durante a conversa, Francisco Teixeira afirmou que a obra entre os municípios de Caridade e Morada Nova, próxima ao Eixão das Águas, vai ganhar mais de 400km de estrutura. A contratação da empresa está sendo realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) com prazo para conclusão de 60 dias. 
 
Minha Casa, Minha Vida 
 
Sobre a entrega do "Minha Casa, Minha Vida" em Quixadá, Camilo disse que está dependendo do cadastro da Prefeitura junto ao Banco do Brasil e o Ministério da Cidades para marcar a data da entrega. Ele afirma que este é o segundo maior empreendimento do interior do Ceará, com 1.500 unidades.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente