Participamos do

Estudantes de escolas públicas cearenses participam de corrida de rua em Fortaleza

A 2ª Corrida das Escolas Públicas do Ceará ocorreu no aterro da Praia de Iracema e contou com oito mil participantes, entre alunos e professores
12:40 | Ago. 20, 2017
Autor Luana Severo
Foto do autor
Luana Severo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]No meio de oito mil estudantes e professores da rede estadual de ensino que, na manhã deste domingo, 20, no aterro da Praia de Iracema, participaram da 2ª Corrida das Escolas Públicas do Ceará, João Vitor Gomes da Silva, 18, se destacou. Não por ter concluído o percurso de cinco quilômetros exibindo uma medalha de ouro no pódio, ele não ganhou medalha alguma, mas porque simplesmente encarou o desafio.

João mora na localidade de Cipó, no distrito de Coité, a 16 quilômetros de Irauçuba, interior do Ceará. Estuda numa escola de ensino médio chamada Grupão. Contudo, não fosse o incentivo dos professores e da diretoria da unidade, ele já teria deixado os estudos há algum tempo. “É que ele mora muito longe, precisa ajudar os pais. É o tipo de aluno que tem uma vida muito difícil e mesmo assim está lutando, querendo”, conta Francisco Antônio Nascimento, que ensina matemática ao rapaz e batalha para combater a evasão escolar.

Franzino, mas com braços e pernas bem definidos, João não emenda uma frase inteira por não conter a timidez. Seus méritos são relatados por Antônio, que lembra que, ainda na etapa municipal da corrida, o menino foi pedalando de Cipó a Irauçuba e, por não ter tênis, decidiu correr de pés descalços. “Ele teimou e tirou o primeiro lugar. Depois, o diretor conseguiu um tênis pra ele”, adiantou o professor.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por causa disso, Antônio não vê a corrida de rua das escolas estaduais como uma atividade meramente de lazer. Para ele, a brincadeira, a integração com outros estudantes e o contato com autoridades como o governador Camilo Santana (PT) e o secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar, fazem com que os jovens se sintam reconhecidos e tenham mais esperança nos estudos. “Temos resgatado muitos alunos através disso”, comemorou.

Da boca do João, ao final da conversa com O POVO, no Hotel Amuarama, só se ouviu como ele espera que seja seu futuro: “com trabalho e estudo”.

 

Corrida

Segundo o governador Camilo Santana, que percorreu os 5km da prova junto aos estudantes, a ideia é enriquecer o conhecimento de mundo dos jovens e mostrar a eles a importância da educação aliada à atividade física para a melhoria do desenvolvimento intelectual. “São iniciativas como essa que a gente quer ampliar”, afirmou.

A corrida integra conjunto de atividades culturais e de lazer promovidas pela Secretaria da Educação (Seduc) ao longo do mês de agosto. Entre outras premiações, os primeiros colocados nas modalidades masculino e feminino ganharam viagens para participar de corridas fora do Ceará.

 

Resultados

Categoria feminina:
1° lugar - Heloísa Farias Freitas, de Itapipoca
2° lugar - Daiane Gomes, de Fortaleza
3° lugar - Raquel de Sousa Silva, de Caucaia

 

Categoria masculina:
1° lugar - Antônio Claudeir Ribeiro Sales, de Maranguape
2° lugar - Ravi da Silva Timóteo, de Nova Olinda
3° lugar - Jefferson dos Santos Araújo, de Juazeiro do Norte

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente