Participamos do

Comunidades litorâneas se reúnem no VII Encontro Sesc Povos do Mar

De 20 a 24 de agosto, o evento contará com rendeiras, pescadores, marisqueiras e mestres de cultura popular, cada um com suas práticas e saberes
19:15 | Ago. 18, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O projeto Encontro Sesc Povos do Mar tem como objetivo promover a visibilidade e a valorização das comunidades litorâneas. De 20 a 24 de agosto, o evento contará com rendeiras, pescadores, marisqueiras e mestres de cultura popular, cada um com suas práticas e saberes.

No total, são mais de 170 comunidades vindas dos 573km do litoral cearense, que estarão juntos na Colônia Ecológica Sesc Iparana para a realização de vivências, rodas de conversas e oficinas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Toda a população do litoral cearense é convidada a vivenciar experiências e memórias desses povos que compartilham saberes, fazeres e manifestações artísticas, tudo proposto e construído pelas próprias comunidades.

[FOTO2]

Segundo Patrícia Rinald, diretora social do Sesc, a programação está recheada e animada para receber a todos os convidados nos quatro dias de evento.

"O Sesc Povos do Mar tem sua programação, além de recheada, muito animada. Ao todo, são mais de 34 vivências a serem partilhadas nos quatro dias de programação. São mais de 60 palestras, mais de 40 práticas alimentares, onde cada localidade vai estar apresentando o prato específico da sua região", disse Patrícia ao O POVO Online.

"Também teremos a casa da tapioca, onde as tapioqueiras apresentarão suas receitas específicas à população. Nas práticas alimentares, serão apresentados pratos como o Camurupim, que é um peixe com mais de 100 quilos, Mousse de Algas, Bobó de Camarão e outros frutos do mar", continuou.

[FOTO3] 

O evento também contará com oficinas de barro, onde os participantes exercitarão o molde de peças. Nas apresentações, o destaque vai para a Orquestra de Barro de Cascavel, que faz suas apresentações musicais com instrumentos feitos de barro.

Sobre o evento:

O projeto Encontro Sesc Povos do Mar surgiu em 2009, quando o Sesc começou a desenvolver trabalhos mais profundos com as comunidades cearenses. "Nossa missão é promover o diálogo e a aproximação das comunidades", disse Rinald.

Serviço:

VII Encontro Sesc Povos do Mar

Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Colônia Ecológica Sesc Iparana (Av. José de Alencar, 150 - Caucaia)

Período: 20 a 24/8

Horário: 8h às 12h e 13h às 21h

Confira os destaques da programação através da página www.sesc-ce.com.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente