PUBLICIDADE
Fortaleza
9 de julho de 1980

João Paulo II. Visita do papa ao Ceará completa 37 anos neste domingo

Estima-se que 120 mil fiéis estiveram no estádio Castelão para conhecer o pontífice

17:24 | 09/07/2017
Uma multidão de 120 mil fiéis esteve no Castelão para conhecer o papa (Foto: Mauri Melo / O POVO)
Há exatamente 37 anos, no dia 9 de julho de 1980, Fortaleza recebeu a visita do papa João Paulo II. O pontífice levou uma multidão de 120 mil fiéis ao estádio do Castelão para o X Congresso Eucarístico Nacional.
 
Joao Paulo II teve o terceiro maior pontificado documentado da história, reinando por 26 anos, 5 meses e 17 dias, depois dos Papas São Pedro e Pio IX, que reinaram cerca de 37 e 31 anos respectivamente. 
 
(ACERVO O POVO)
Além de Fortaleza, o papa visitou outras capitais brasileiras como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém do Pará e Teresina. Ele foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Em abril de 2014, o religioso foi canonizado pela Igreja Católica. 
 
Relembre
 
 
Durante missa no Castelão, o papa disse estar feliz com a visita.  “Pisando o chão de Fortaleza e do Ceará, abençoado, já nos albores de sua evangelização, pelo martírio do Padre Jesuíta Francisco Pinto e pelo trabalho do Padre Luiz Figueira, o meu pensamento repassa, com profunda gratidão a Deus, os vossos quatro séculos de cristianismo. Sinto-me muito feliz por este encontro com a vossa cidade”.

Tragédia
 
Na ocasião, três pessoas morreram pisoteadas e outras dezenas ficaram feridas devido a um desabamento de uma parte do muro do estádio. 
 
Relembre:

(ACERVO O POVO)
 
 
 
 

 
Redação O POVO Online