Participamos do

Temperaturas mais baixas aliviam calor no Ceará

O município de Campos Sales registra 17,5º C nesta quarta-feira
11:16 | Jul. 12, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] A diminuição das temperaturas tem amenizado o calor no Ceará durante o inverno no Hemisfério Sul. Nesta quarta-feira, 12, a menor temperatura registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foi no município de Campos Sales, com 17,5º C por volta das 6h desta manhã. 
 
Em seguida, segundo anotações da Funceme, Guaramiranga registrou 17,7º C entre 5h e 6h, e Quixeramobim, no Sertão Cearense, foi verificada temperatura de 20,1º C a 1h desta madrugada. Em Fortaleza, a menor marca no termômetro foi de 22,3º C, entre 5h e 7h. 
 
De acordo com o meteorologista David Ferran, as menores temperaturas acontecem todos os anos e têm uma explicação climática: “O sol tende a ficar mais próximo do Hemisfério Norte e os raios atingem a superfície mais inclinados, chegando menos energia. Quanto mais próximo do sul, maior a inclinação dos raios”. O inverno no Hemisfério Sul ocorre por volta de 21 de junho e se estende até cerca de 21 de setembro, quando começa a primavera. 
 
Ferran ainda explica que os ventos mais intensos nesta época do ano contribuem para a redução da sensação de calor. O meteorologista diz que o tempo frio deve seguir até o fim deste ano, quando inicia o verão no Hemisfério Sul e o Ceará tem o período mais quente em dezembro e janeiro. 
 
Por que chove menos? 
 
David Ferran explica que, nesta época, o ar tende a descer entre 4 km e 9 km de altitude, até a camada limite, e impede a formação de nuvens de chuva no semiárido. Na quadra chuvosa cearense, entre fevereiro e maio, acontece o inverso. A zona de convergência intertropical faz o ar subir cerca de 8 km de altitude e favorece a condição de chuva. 
 
Nesta quarta-feira, 12, a Funceme registrou chuva em oito municípios. A maior precipitação foi observada em Milagres, com 16,7 mm. Em seguida, foi registrado 8 mm em Juazeiro Do Norte , 4.2 mm em Itaiçaba e 4 mm em Santana Do Cariri e Ocara. 
 
Confira as oito maiores chuvas por Municípios no dia, segundo a Funceme:

Milagres (Posto: Milagres) : 16.7 mm
Juazeiro Do Norte (Posto: Juazeiro Do Norte) : 8.0 mm
Itaiçaba (Posto: Elevatorio ) : 4.2 mm
Santana Do Cariri (Posto: Santana Do Cariri) : 4.0 mm
Ocara (Posto: Açude Batente) : 4.0 mm
Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 3.2 mm
Missão Velha (Posto: Jamacaru) : 2.4 mm
Quixadá (Posto: Ac. Pedras Brancas) : 2.2 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente