Participamos do

Avenida da Universidade fechará nos últimos fins de semana do mês para passeios culturais e ciclísticos

Parceria entre a Prefeitura e a UFC deverá viabilizar, a partir de agosto, o fechamento de parte da via para abrigar ações culturais e de lazer
12:25 | Jul. 02, 2017
Autor Sara Oliveira
Foto do autor
Sara Oliveira Editora-adjunta do Portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Atualizada e *corrigida às 21h10min

De agosto a novembro, os últimos fins de semana do mês na avenida da Universidade, em frente ao campus Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC), serão de apresentações artísticas e passeios ciclísticos e culturais. A ideia é que a iniciativa Corredor Cultural do Benfica aconteça, com a rua fechada para receber as ações. Artistas locais ganharão palco para apresentações, enquanto os jardins da universidade e o asfalto da via possam abrigar pessoas para um momento de lazer.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A iniciativa será executada em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, que deverá ampliar a ciclofaixa de lazer para o local e viabilizar a instalação de uma estação do Bicicletar. “Sabendo da riqueza do bairro, fizemos uma pesquisa levantando todo o patrimônio cultural do Benfica. Artistas, grupos, associações, bares e restaurantes… para ter na mão todo o potencial de interação dessa comunidade”, afirmou o reitor da UFC, Henry Campos.

Um recurso de aproximadamente R$ 270 mil deverá ser disponibilizado pela Secretaria da Cultura do Estado, através do Fundo Estadual da Cultura (Mecenato). O Museu de Arte, a rádio e o teatro da UFC são, conforme o reitor, equipamentos que estarão na lista de visitas culturais proporcionadas durante as edições do Corredor. “É preciso um diálogo porque essa é uma oportunidade de crescimento para as pessoas. E a ideia é de que o Benfica tem um simbolismo muito grande, por ter sempre acolhido a universidade e ser um bairro carente de algumas ações”, comenta Henry Campos.

Para o prefeito Roberto Cláudio (PDT), as parcerias entre poder público e a universidade estão em expansão, seja em projetos de mobilidade ou ações voltadas à gestão da saúde. “Eu venho de uma vida acadêmica e lembro que havia uma cobrança muito grande por causa de um fechamento da universidade para as questões práticas. E nós, sempre que a procuramos, vimos que é possível aproveitar bem essa parceria”, avaliou.

 

*A Avenida da Universidade será fechada nos últimos fins de semana do mês e não aos domingos como foi informado anteriormente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente