Participamos do

Vídeo sobre fotossensor na CE 040 viraliza, mas equipamento é câmera particular

De acordo com o Detran, o registro se trata de uma câmera de segurança de uma propriedade privada
16:50 | Jun. 14, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após polêmica acerca da utilização de câmeras de videomonitoramento na fiscalização de trânsito em Fortaleza, vídeo mostrando suposto fotossensor na CE 040 viralizou nas redes sociais. O registro postado no Facebook, na manhã de ontem, já teve mais de 5 mil compartilhamentos e também se espalhou em grupos de whatsapp. Na gravação, o autor das imagens mostra o equipamento e o entorno do local, localizado na estrada no sentido Fortaleza - Eusébio.
 
[VIDEO1]
A posição da câmera, atrás de um poste, é um dos pontos criticados pelo autor das imagens. “Não tenho nada contra os fotossensores, muito pelo contrário. Acho válido, acho que controla o trânsito, a velocidade e diminui acidentes. Os fotossensores de Fortaleza não seguem um padrão”, argumenta.
 
Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran - Ce) informou que “os equipamentos de fiscalização eletrônica do trânsito estão expostos na via pública e são visíveis pelo cidadão, conforme determina a legislação”. “Quem examinar a câmara mostrada no vídeo verificará que se trata de uma câmera que é utilizada por quem monitora imagem de sua propriedade, para evitar invasão de estranhos. Por isso, o autor desse vídeo está equivocado”, acrescenta o órgão. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente