Participamos do

Em obras, Terminal de Messejana funciona há um ano com duas plataformas para 56 linhas

Segundo a prefeitura, a conclusão das obras, prevista inicialmente para este julho, acontece em novembro
15:54 | Jun. 28, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] As obras do Terminal de Ônibus da Messejana acontecem há quase um ano: iniciaram em julho de 2016, com o início da fundação para as intervenções da obra. Com isso, o equipamento foi temporariamente desativado e criado um terminal provisório, no qual duas plataformas, em formato de "L", recebem as 57 linhas. Com isso, os passageiros têm menos espaço para transitar.
 
Quando concluída a construção do novo Terminal de Messejana, a previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf) é que a área que está provisoriamente em operação será integrada ao novo equipamento. A ampliação é de 71% do espaço, passando dos atuais 4 mil m² para 6,8 milm² de área construída. O equipamento será dotado de três plataformas de embarque e desembarque, passarelas para pedestres, rampas e placas de sinalização de acordo com as normas de acessibilidade.
  
Cerca de 149 mil pessoas passam pelo terminal todos os dias, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). “É muito desconfortável porque o terminal está pequeno para a quantidade de gente”, reclama a encarregada de frente de loja, Viviana Fabrício de Oliveira, 44. Ela diz que, como o espaço foi reduzido, as pessoas ficam esbarrando uma nas outras “porque não têm para onde ir”.
 
Em entrevista ao O POVO Online, a titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Manoela Nogueira, diz que a obra - orçada em R$ 17, 6 milhões - foi dividida em duas etapas: a primeira começou em julho 2016, com a implantação do terminal provisório. “Estão realmente adaptadas, mas, como é temporário, não é o mundo ideal. Foi feito um espaço que não deve prejudicar o andamento das obras do novo terminal”, afirma. Ela acrescenta que o terminal provisório deve ser anexado à área antiga.
 [VIDEO1]
Ainda segundo a titular da Seinf, o terminal provisório foi completamente adaptado, com banheiros para os usuários, com adaptações para pessoas com dificuldade de locomoção. O cronograma da obra, ainda de acordo com a secretária, está mantido e o terminal deve ser reaberto até o fim de novembro.
 
Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Fortaleza informou que os usuários do transporte público contam com 26 pontos de embarque e desembarque para as 57 linhas que hoje trafegam no terminal provisório. A ação temporária é necessária para viabilizar as obras de construção e ampliação do novo Terminal de Messejana, que acontecem no terreno onde funcionava o antigo equipamento.
 
A primeira etapa da obra teve início em julho de 2016, com a construção das duas plataformas do terminal anexo. Em janeiro deste ano, após a construção deste espaço provisório, a área onde funcionava o antigo terminal foi isolada e teve toda sua antiga estrutura demolida, como cobertas, pilares, pisos e plataformas.
Ainda segundo a nota, as obras do novo Terminal de Messejana têm entrega prevista para novembro de 2017 e seguem dentro do cronograma, com 30% do total dos serviços executados. Atualmente 65% das fundações foram concluídas e 80% dos pilares, vigas, lajes, terraplanagem e sistema de drenagem já foram executados.
 
O próximo passo da obra será a construção das plataformas, cobertas com estrutura metálica, pavimentação em concreto armado, instalações elétricas e hidrosanitárias.
 
O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente