Participamos do

Pesquisa avalia uso de tipo de acupuntura para tratamento contra chikungunya

Estudo será feito pelo Gaipa, ação de extensão do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC)
20:15 | Mai. 24, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

O Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (Gaipa), ação de extensão do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC), irá realizar um estudo para avaliar a eficiência da auriculoterapia no tratamento da dor e da incapacidade dos pacientes com febre chikungunya. O método da medicina alternativa consiste em um tipo de acupuntura em pontos das orelhas, sem a utilização de agulhas.


O coordenador do Gaipa, professor Bernardo Diniz Coutinho, começou a desenvolver, neste ano, projeto de pesquisa vinculado ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Reabilitação (Dinter), parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a UFC, a partir de resultados positivos do tratamento com o uso da auriculoterapia. De acordo com o Grupo, foi registrado no último ano um aumenta da demanda de pacientes com sequelas causadas pela chikungunya.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Os atendimentos foram planejados para a população residente nas áreas próximas ao posto de saúde Anastácio Magalhães (rua Delmiro de Farias, 1679, Rodolfo Teófilo), território onde o Gaipa atua. As sessões de auriculoterapia ocorrem às quartas-feiras, das 14h às 16h, e às sextas-feiras, das 8h às 11h.


O grupo para acompanhamento na pesquisa será formado a partir da população atendida pela atividade de extensão. Para se tornar voluntário, o paciente deve levar para a consulta encaminhamento médico de unidade de saúde ou de equipe de saúde da família ou exame laboratorial comprovando a chikungunya.


Serão escolhidos 50 pacientes, que receberão acompanhamento ao longo de cinco semanas, com uma sessão por semana. Segundo o professor Bernardo Diniz Coutinho, a melhora dos sintomas já pode ser sentida nas primeiras aplicações de auriculoterapia.


A previsão é que no fim deste ano ou início de 2018 sejam divulgados resultados da pesquisa. "Caso os resultados da pesquisa se mostrem significativos, o serviço poderá ser ampliado para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), via formação e treinamento dos profissionais da atenção básica", diz.


Chikungunya


O Ceará já confirmou 16.185 casos de chikungunya até a última sexta-feira, 19, segundo dados da Secretaria da Saúde (Sesa). A doença matou oito pessoas no Estado, neste ano.


Dos casos confirmados, 10.839 concentraram-se nas faixas etárias entre 20 e 59 anos e o sexo feminino foi predominante em todas as faixas etárias à exceção das idades até 14 anos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente