PUBLICIDADE
Notícias

Nove mil estudantes da Região Metropolitana terão que pagar inteira a partir desta terça-feira

Conforme a Associação dos Estudantes do Estado do Ceará (Asesc), houve tentativa de sensibilizar os órgãos responsáveis pela prorrogação. A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude nega

17:32 | 02/05/2017
Dos 20 mil estudantes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), apenas 11 mil solicitaram a nova carteira de estudante. Nesta terça-feira, 2, as carteirinhas do ano passado já não estão sendo mais aceitas nos ônibus da RMF. A decisão de não prorrogar é do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (Cojuv) e da Comissão de Credenciamento Permanente (CCP).
 
Conforme a Associação dos Estudantes do Estado do Ceará (Asesc), dos 20 mil estudantes da Região Metropolitana, apenas 11 mil solicitaram o documento estudantil dentro do prazo. O coordenador do posto de atendimento da Asesc, Cláudio Rocha, afirma que houve tentativa de "sensibilizar" a CCP e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), mas as entidades afirmaram que não haveria prorrogação.
 
O titular da Juventude, David Barros, nega que a coordenadoria tenha recebido solicitação para prorrogar o prazo e que, nesta quinta-feira, 4, haverá uma reunião para definir se os estudantes permanecerão pagando inteira ou terão mais tempo enquanto a nova carteirinha não chega. "Não temos nenhuma intenção de prejudicar os estudantes. Esta não é uma condição fechada para nós", afirma David Barros. "Se for importante para a estudantada nós faremos a prorrogação".
 
O Sindiônibus não atendeu as ligações realizadas durante esta tarde. A CCP, contudo, sustenta que não haverá prorrogação. 
 
Para solicitar a carteira da macrorregião, que atende a RMF, é preciso entregar uma foto 3x4, cópia do RG do aluno e do comprovante de endereço contendo nome completo ou sobrenome do títular, além da declaração original da instituição de ensino. O estudante só recebe o documento depois de 60 dias. A solicitação também pode ser realizada pelo site da Asesc.  

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) prorrogou o prazo de validade da Carteira de Estudante 2016 para o próximo dia 31, prazo máximo para solicitação das novas, que serão desbloqueadas automaticamente no dia 1 de junho próximo. Até agora, foram solicitadas 301.664 mil carteiras estudantis do processo de 2017. No ano passado, foram solicitadas 380 mil.
TAGS