Participamos do

Motoristas e cobradores paralisam atividades durante assembleia em empresa

A assembleia integra campanha salarial da categoria, que reivindica reajuste de 10%. Na tarde desta terça, representantes dos trabalhadores e dos empresários se reúnem para nova rodada de negociação
09:40 | Mai. 30, 2017
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os ônibus da garagem Dragão do Mar, no Passaré, não circularam por algumas horas no início da manhã desta terça-feira, 30. Motoristas e cobradores paralisaram as atividades de 4h às 5 horas, durante assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará (Sintro) pela campanha salarial deste ano. O trabalho só foi retomado por volta das 6h30min, após desentendimento entre a empresa e os funcionários.

O Sintro reivindica reajuste salarial de 10%, vale-alimentação de R$ 17, 00 e cesta-básica de R$ 150. O valor já é uma contraproposta, pois inicialmente os sindicalistas pediram reajuste de 12% no salário. "O que colocaram na mesa para nós é apenas reajuste de 3,99%. Nas outras questões não oferecem nada, então estamos escolhendo sempre uma garagem para fazer assembleia", explica o primeiro suplente da executiva do Sintro, José Benones.

Segundo ele, o atraso para a retomada das atividades, nesta manhã, ocorreu porque os motoristas e cobradores ficaram ameaçados de levar falta. "A empresa disse que os motoristas de 4h e 4h30min receberiam falta, então os companheiros dos próximos horários também não circularam em solidariedade até negociação", relata Benones.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Uma nova reunião entre Sintro e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) está marcada para as 13h30min desta terça-feira, no Ministério do Trabalho. Com isso, novas paralisações não devem ocorrer durante o dia, mas a direção do sindicato dos trabalhadores não descarta futuras interrupções para assembleias nos próximos dias.

"Começaremos a fazer miniassembleias nas garagens e terminais, dependendo do que decidirmos depois da rodada de negociação com as empresas. Todo dia aumenta uma coisa, menos o nosso salário. Quando vem (aumento) ainda é menor que a inflação", critica Benones.

A direção da empresa Dragão do Mar foi procurada, mas um funcionário informou que o Sindiônibus se posicionaria sobre a paralisação. O POVO Online procurou a assessoria de imprensa do Sindiônibus e aguarda resposta.

Em nota, o Sindiônibus repudiou a paralisação desta manhã e classificou a ação como uma "agressão covarde". O sindicato das empresas não informou a proposta salarial oferecida aos funcionários. Confira a nota, na íntegra:

O Sindiônibus manifesta publicamente seu repúdio à atitude irresponsável da diretoria do SINTRO que, na manhã desta terça-feira (30), impediu a empresa Dragão do Mar de entrar em operação, bloqueando a frente da empresa com veículos particulares. Esta prática ilegal e contumaz de perturbação da ordem, impedindo o trabalhador rodoviário de acessar seu posto de trabalho, é uma agressão covarde e violenta à população e aos próprios profissionais das empresas de transporte que desejam garantir seu direito de deslocamento e acesso ao serviço.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente