Participamos do

Meac inaugura novas instalações do Banco de Leite nesta sexta, 19

Novas instalações têm capacidade para atender até 58 doadoras simultaneamente
21:34 | Mai. 18, 2017
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) inaugura novas instalações do Banco de Leite Humano, com solenidade nesta sexta, 19, data em que se comemora o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Está prevista para a programação homenagens às doadoras e às mães que recebem o leite materno. A solenidade ocorre às 8h30min na sede da Meac, no Campus do Porangabuçu.

O Banco de Leite conta com ambientes projetados para o atendimento às gestantes e puérperas que recorrem ao espaço em busca de orientação e assistência relacionada à amamentação. A estrutura é dividida entre recepção, gerência, laboratório, copa, banheiros e salas de coleta, pré-estoque, processamento, estoque, lavagem e distribuição, e atendimento. O investimento com a reforma foi de R$ 370 mil, com recursos próprios da Meac.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A chefe interina do Banco de Leite da Meac, Rosy Denise Oliveira, conta que o conforto foi priorizado na nova sede. O espaço conta com duas salas de atendimento, laboratório, sala de processamento, sala de pré-estoque e estoque. “Na nova área de atendimento, as mães fazem a doação com muito mais conforto e privacidade”, informa Rosy.

O Banco de Leite Humano da Meac foi fundado em 23 de março de 1988 com a intenção de incentivar, proteger e promover o aleitamento materno, para diminuir índices de morbi-mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida da população. Há quatro anos consecutivos, é reconhecido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como Padrão Ouro de qualidade.

As mulheres atendidas no banco de leite contam com a assistência de profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, medicina, psicologia, serviço social, nutrição, fonoaudiologia, entre outras. A cada dia, os bebês internados na UTI neonatal precisam de nove litros de leite materno para sua nutrição. Por isso, o estoque mínimo de segurança é de 30 litros. Nesta quinta, 18, o banco de leite tem apenas 21 litros estocados, o que reforça a necessidade urgente de aumentar o número de doadoras.

Por mês, o banco de leite realiza, em média, 200 atendimentos individuais, às gestantes durante o pré-natal e às nutrizes com dificuldades de amamentação. Oferece ainda os serviços de controle de qualidade do leite humano ordenhado, treinamento e capacitação de profissionais da saúde de diversas instituições e realização de pesquisas científicas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente