Participamos do

Igreja estima que 300 mil pessoas se juntaram à procissão de Nossa Senhora de Fátima

A caminhada em comemoração ao centenário das aparições percorreu ruas do Centro e Bairro de Fátima, na Capital
22:01 | Mai. 13, 2017
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A organização da procissão de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, estimou público de 300 mil pessoas. A caminhada ocorreu na noite deste sábado, 13, e comemorou o centenário das aparições de Maria, na Cova da Iria em Portugal, em 1917.
 
[FOTO1] 
“Se Deus quiser, entre 300 e 350 mil pessoas estarão conosco”, disse o pároco do Santuário de Fátima, padre Ivan, no início da procissão, às 18 horas. Além do centenário, o aumento no número foi atribuído à realização da caminhada em um sábado. A multidão se dispersou apenas ao fim da última das 11 missas celebradas no dia, por volta das 21h30.
 
A caminhada saiu da Praça do Carmo, no Centro, pelas ruas Major Facundo, Meton de Alencar e Barão de Aratanha, até chegar ao Santuário, na avenida Treze de Maio. Nas vias perpendiculares ao trajeto, o trânsito foi bloqueado durante toda a noite.
 
[SAIBAMAIS]
 
A banda Misericórdia em Canção acompanhou todo o percurso em trio elétrico. O vocalista, Maurílio Nunes, revela satisfação em cantar no evento por graça alcançada. “Eu e minha mulher não podíamos ter filhos e rezávamos há muito tempo por um milagre. Nossa Senhora apareceu em sonho para uma amiga e meses depois veio o bebê, que hoje tem 3 anos”, conta.
 
Entre os fiéis, Fátima de Souza, que acompanha as procissões desde os 10 anos. No centenário, não foi diferente. "Meu nome é esse justamente porque nasci no dia 13 de maio", ri-se. Ela fez parte da equipe de voluntários no apoio à logística do evento.
 
[FOTO4] 
Neste 13 de Maio, católicos do mundo inteiro foram convidados a se unir à festa da cidade portuguesa de Fátima, lembrou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, dom Rosalvo Cordeiro de Lima.
 
“Hoje, a multidão aqui e a de Fátima representam todos estes cristãos que caminham guiados por Maria”, ressaltou durante homilia da celebração das 9 horas. Ele comentou ainda o papel da Virgem como colaboradora dos planos de Deus, gerando Jesus e alertando a humanidade para suas mensagens.
 
Acidente
[FOTO2]
Uma mulher caiu em meio à multidão, durante a procissão. O acidente ocorreu quando os fiéis passavam pela rua Barão de Aratanha em direção à Igreja de Fátima, na avenida Treze de Maio.
 
Após a queda, ela foi pisoteada pela multidão. Inconsciente, sangrando e com pés e braços machucados, ela foi socorrida por equipe de resgate presente no evento. A identidade e o estado de saúde da vítima ainda são desconhecidos. A mulher foi levada para uma casa de apoio da comunidade Shalom localizada na rua Barão de Aratanha.
 
[FOTO3] 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente