Participamos do

Hospital São José oferta medicamentos que previnem o HIV

O hospital vai oferecer ao público a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), combinação de medicamentos que previnem o vírus
21:30 | Mai. 30, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Em conformidade às orientações do Ministério da Saúde, o Hospital São José amplia a oferta da chamada Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), combinação de medicamentos que previnem o HIV. A unidade foi uma das instituições brasileiras escolhidas para a distribuição da profilaxia por participar do projeto-piloto para a incorporação da PrEP.

A pasta do Governo Federal recomenda a oferta da pré-exposição para casais soro diferentes; gays; homens que fazem sexo com homens; profissionais do sexo e pessoas transgêneros (travestis e transexuais), consideradas populações-chaves.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com as informações da assessoria de comunicação do HSJ, o fato de pertencer a esses grupos não é único critério para receber a medicação. Os médicos fazem uma avaliação de acordo com o comportamento sexual e outros contextos para que a medicação seja ofertada. A garantia de adesão ao medicamento também é avaliada. O usuário precisa tomar o comprimido diariamente para ficar protegido do HIV. A profilaxia só começa após testagem do paciente para HIV.

Ações preventivas no Hospital São José

A PrEP faz parte de um conjunto de ações preventivas do Hospital São José contra o HIV. Existem ainda a testagem regular; testes durante o pré-natal; testagem e tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das hepatites virais; distribuição de preservativo masculino e feminino e profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP).

Conforme o Ministério da Saúde, a PrEP não substitui o uso da camisinha. O preservativo é a forma mais efetiva de proteção contra as outras IST, que não são evitadas por meio da profilaxia pré-exposição.

Serviço - Hospital São José

Onde: rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente