PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza já possui 20 cruzamentos fiscalizados por câmeras de videomonitoramento

Por se tratar de uma medida recente, ainda não se tem o quantitativo de multas, segundo o órgão

18:27 | 08/05/2017

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) já está fiscalizando 20 cruzamentos utilizando as câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos movimentados da Capital. As principais infrações, com quase dois meses da implantação, são transitar pela contramão de direção, estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no CTB, estacionar em fila dupla e estacionar em local/horário proibido pela sinalização. Por se tratar de uma medida recente, ainda não se tem o quantitativo de multas, segundo o órgão.


Para o superintendente da AMC, Arcelino Lima, a implantação do equipamento possibilita um melhor nível de controle de comportamentos e coibição de irregularidades tanto em prol da mobilidade como da segurança viária. Segundo a Autarquia, muitas das infrações são referentes a estacionamento. O órgão afirma que, à medida que se coíbe a prática,há maior fluidez viária.


A AMC ressalta que o objetivo do videomonitoramento em tempo real é otimizar o tráfego em Fortaleza, identificando vias congestionadas e flagrando possíveis colisões, existência de veículos em pane, pontos de alagamento, se há semáforos com problema e todo tipo de atividade que prejudique a fluidez no trânsito. Entre os tipos de infrações fiscalizados, estão estacionamento em local proibido, sobre a faixa de pedestre ou trafegando nas ciclofaixas, ocorrência de avanços de semáforos e demais situações irregulares ou que gerem transtorno. Excesso de velocidade não entra na fiscalização por meio das câmeras.


A fiscalização por videomonitoramento teve início no dia 13 de março, com quatro cruzamentos, e, de forma gradativa, novos pontos passaram a ser fiscalizados após a instalação de sinalização nos locais. Posteriormente, outros 21 cruzamentos serão fiscalizados em Fortaleza, completando os 41 previstos. As câmeras já estão instaladas, mas ainda falta concluir a sinalização nestes pontos.


O videmonitoramento aplicado pela AMC é regulamentado pela resolução 532/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), desde junho de 2015.

Locais com fiscalização por videomonitoramento:

1) Aeroporto Internacional Pinto Martins

2) Av. 13 de Maio X R. Senador Pompeu

3) Av. 13 de Maio X Av. da Universidade

4) Av. Américo Barreira X Carneiro de Mendonça

5) Av. Barão de Studart X Pontes Vieira

6) Av. Bernardo Manuel X Silas Munguba

7) Av. Bezerra de Menezes X R. Olavo Bilac

8) Av. Bezerra de Menezes X Pe. Ibiapina

9) Av. Borges de Melo X Luciano Carneiro

10) Av. Domingos Olímpio X Av. Aguanambi

11) Av. Domingos Olímpio X Av. Imperador

12) Av. Francisco Sá X R. Padre Anchieta

13) Av. João Pessoa X Carneiro de Mendonça

14) Av. Silas Munguba X Germano Frank

15) Av. José Bastos X Gomes Brasil

16) Av. Santos Dumont X Ildefonso Albano

17) Dom Manuel X Heráclito Graça

18) Av. Abolição X Des. Moreira

19) Barão de Studart X Ant. Sales

20) Av. Barão de Studart X Av. Heráclito Graça

TAGS