Participamos do

Feirantes da José Avelino protestam contra remoção da feira

Ato ocorreu em frente à Câmara dos Vereadores. Manifestantes também participaram de audiência pública no órgão sobre o assunto
18:58 | Mai. 02, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO2] 

Cerca de 1.500 feirantes protestaram nesta terça-feira, 2, em frente à Câmara Vereadores, na rua Thompson Bulcão, contra a remoção da feira da José Avelino. O protesto ocorre após anúncio da Prefeitura de Fortaleza sobre a restauração na via, que marcará o fim da feira no próximo Dia das Mães, 14. Os ambulantes serão realocados para espaços como o Mercado São Sebastião e o Centro Municipal de Pequenos Negócios.


Os manifestantes iniciaram o ato por volta das 15 horas, em frente à Câmara. Eles também acompanharam a audiência pública realizada no órgão para discutir sobre a retirada dos feirantes da José Avelino, realizada por vereadores de oposição da Prefeitura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Durante a audiência, representantes da Prefeitura e vereadores da situação se retiraram do local. Isso porque os parlamentares governistas queriam que Acrísio Sena (PT) estivesse à frente da audiência por ser presidente da Comissão de Meio Ambiente da casa.

[FOTO1]
No entanto, ela foi presidida pelo vereador oposicionista Julierme Sena (PR), que havia protocolado o pedido de audiência. "Pelo regimento, o parlamentar que protocola a audiência preside a audiência". Dessa forma, a audiência foi marcada pelo debate entre cerca de 400 feirantes presentes no auditório e vereadores da oposição se mostrando solidários aos manifestantes quanto a permanência da feira no José Avelino.


Com o término da audiência pública, por volta das 18 horas, o grupo voltou a ocupar a rua Thompson Bulcão para protestar. Além dos representantes do movimento, vereadores chegaram a discursar durante o ato, como Plácido Filho (PSDB), Julierme Sena (PR) e Márcio Martins (PR), e o deputado estadual Capitão Wagner (PR).


As intervenções para restauração da José Avelino vão começar no próximo dia 15 e durar cerca de 60 dias, de acordo com a Prefeitura. O dia 14 de maio próximo será o último dia da feira na via pública.


Com o fim da feira da José Avelino, os 323 feirantes do entorno da via interessados em ocupar um boxe público no Mercado São Sebastião ou no Centro Municipal de Pequenos Negócios fizeram um cadastro e, no próximo dia 5, participam do sorteio. Aqueles que não participaram deste primeiro cadastro podem ainda procurar a Regional do Centro para compor o cadastro de reserva.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente