Participamos do

Artistas realizam ato contra atraso de pagamento do Edital das Artes

Ao todo, o edital 2016 acumula o valor de R$ 3,8 milhões. A Secultfor promete divulgar cronograma de pagamento ainda hoje
15:20 | Mai. 08, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Artistas contemplados no Edital das Artes de Fortaleza 2016 realizam ato na sede da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) na tarde desta segunda-feira, 8. Os manifestantes cobram o pagamento de projetos contemplados. Em novembro último, o corpo artístico da cidade reclamava da imprevisibilidade do pagamento do Edital. Quase seis meses depois, a desconfiança se confirmou. 
 
Segundo o produtor cultural Márcio Silva, o ato aproveita a reunião do Conselho Municipal de Cultura, que acontece hoje, para buscar esclarecimentos. “Tentamos por várias vezes o diálogo e buscar informações. Nós não fomos em nenhum momento esclarecidos do que está acontecendo. De três meses para cá, nem nos recebem mais” reclamou o produtor cultural, que disse que os artistas não descartam uma nova ocupação, como a que aconteceu em 2015, caso a falta de informações persista. 
 
A Secultfor informou que deve divulgar cronograma de pagamento ainda nesta segunda-feira, 8. Sobre a falta de esclarecimentos denunciada pelos artistas, a pasta justificou que “não tinha conseguido captar a verba e, por isso, não tinha informação e projeção de calendário”. 
 
Márcio é responsável pela I Mostra de Sanfoneiros Dedos de Ouro, um dos 196 projetos contemplados no edital, segundo a Secultfor. A Secretaria informou que das 13 modalidades previstas no edital, duas (Moda e Mídia Digital) já receberam o pagamento no fim de 2016. 
 
Ao todo, o edital 2016 acumula o valor de R$ 3,8 milhões para as linguagens de Teatro, Dança, Humor, Artes Visuais, Audiovisual, Fotografia, Cultura Tradicional e Popular, Artesanato, Circo, Música, Literatura, Moda e Mídia Digital. 
 
Sobre a previsão de um edital para este ano, a Secultfor informou que deve dar detalhes também nesta segunda-feira, 8, junto à divulgação do cronograma de pagamento do edital de 2016.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente