Participamos do

Ala reformada da Maternidade e Neonatologia do Hospital César Cals é inaugurada

O governador Camilo Santana realizou visita à obra concluída, acompanhado pelo secretário da Saúde, Henrique Javi
17:19 | Mai. 24, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

 

Nesta quarta-feira, 24, foi inaugurada a ala reformada da Maternidade e Neonatologia do Hospital Geral César Cals (HGCC), em Fortaleza. As instalações da unidade entregues pelo governador Camilo Santana agora contam com novos equipamentos, estrutura completamente renovada, além de ambientação confortável e humanizada, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

O chefe do Executivo realizou visita à obra concluída, acompanhado pelo secretário da Saúde, Henrique Javi. O ambiente moderno e mais qualificado receberá pacientes gestantes e recém-nascidos.

 

Agora, o hospital conta com ambientes revitalizados na emergência, no Centro de Neonatologia II, que comporta a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) com dez leitos, e a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), com 20 leitos. Além disso, foram reformadas as seis enfermarias, com 26 leitos de alojamento conjunto, para mães e bebês, que fazem parte do Bloco 700 do hospital, totalmente voltado para serviços de obstetrícia e neonatologia.

 

O governador reforça que a ação é mais um passo na proposta do Governo do Ceará de, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), ampliar o número de cearenses atendidos e melhorar os serviços prestados na Saúde Pública em todo o Estado.

 

"Temos procurado ampliar a rede de assistência na Saúde regionalizada, seja através de hospitais, com ampliação das UPAs, mais atendimento nas Policlínicas, ou parcerias com hospitais filantrópicos. Estamos aqui hoje, no César Cals, apresentando a modernização de uma área muito importante de atenção às mães, que muitas vezes têm problemas no parto, filhos prematuros. Temos aqui uma ala totalmente modernizada, ampliada, com o que há de melhor para atender as gestantes e novos cearenses. Acabei de visitar as mães aqui pelas salas, e tem gente de todo o Estado. É um hospital pronto a receber pacientes não só de Fortaleza, mas de outros municípios", afirma Camilo Santana.

 

[FOTO2]

 

O secretário da Saúde, Henrique Javi, aponta que a entrega da nova ala é de extrema importância para que o hospital evolua de modo estrutural, atendendo a mais pacientes com conforto e assim também desenvolvendo melhor o trabalho executado pela equipe de médicos e enfermeiros.

 

"O termo principal aqui é a qualificação. Vamos dar mais conforto a uma unidade em que diversas vezes percebemos uma grande lotação, por conta de gestantes oriundas de vários pontos do Ceará, muitas em situação de risco. Agora temos mais atenção neonatológica, três salas reformadas para o parto imediato. Tiramos pacientes que estavam na espera de leito. É uma felicidade enorme reconhecer que isso daqui qualifica a atenção materna e infantil do Estado", conta Javi.

 

Ao todo, somando obra física e aquisição de equipamentos, o investimento na ala do HGCC foi de R$ 5.228.334,98, oriundos de recursos do Tesouro Estadual e do Ministério da Saúde.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente