Participamos do

99,5% dos alunos da rede estadual se inscrevem no Enem

Número supera a média de 60% de inscrições em outros estados
16:15 | Mai. 25, 2017
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por alunos da rede estadual de ensino cearense atingiu recorde de inscrições em 2017. São 99,5% dos alunos do inscritos. “Quase todos, entre os 70 mil alunos do pré-universitário”, como diz o secretário da Educação do Estado, Idilvan Alencar.
 
Para Idilvan, o aumento nas inscrições se dá pelo exemplo de colegas no ano passado. “Na edição de 2016 do Enem, tivemos 30% a mais de aprovação. Eles veem isso e dizem ‘eu também posso’. Desde 2011, fazemos forte acompanhamento (para a inserção) dos alunos no Ensino Superior”, afirmou.
 
Em 2016, o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu 25 alunos da rede pública, por exemplo. A expectativa do gestor é de que o aumento nas aprovações permaneça na média de 30%. 
 
Apoio

O projeto Enem Chego Junto, Chego Bem é estratégia de preparação. Além das aulas, é destacada a importância do bem-estar físico e emocional do aluno para o bom desempenho no Enem. Atividades de lazer, esporte, relaxamento e motivação fazem parte do projeto, realizado de julho a novembro. Material didático e conteúdo digital serão fornecidos.
 
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), foi lançada na última terça-feira, 23. O secretário Idilvan Alencar enxerga a ação como “diferencial” para os candidatos.
 
Para dar suporte aos alunos, corretores de redação estarão disponíveis em todas as escolas da rede estadual para avaliar as produções. A parceria entre Seduc e FDR promove ainda o concurso “Redação Enem: chego junto; chego a 1000“, premiando as 26 melhores produções textuais do Estado.
 
Programação 
 
Julho
Enem Não Tira Férias
 
Mês com aulas dedicadas à preparação para o exame. Os conteúdos das provas de matemática, ciências da natureza e humanas, e linguagens e códigos serão abordados nas terças e quintas-feiras. As quartas-feiras serão dedicadas à redação. Toda semana dois temas para a redação serão sugeridos e palestrantes serão convidados para debater nas escolas.
 
Agosto
AoGosto do Aluno
 
Festival “Alunos Que Inspiram” — apresentações de alunos em diversas categorias como dança, teatro, quadrinhos e poesia. “Desafio AoGosto do Aluno: corrida de rua” — alunos, pais e professores são convidados a participar de corrida como forma de unir a comunidade acadêmica.  Também serão realizados passeios culturais e esportivos para celebrar o mês dos estudantes.
 
Setembro
#FDSCurtindo Enem
 
Os finais de semana intensos serão marcados por aulas, nos sábados, e atividades esportivas e motivacionais, aos domingos. Os alunos poderão participar de momentos de lazer com filmes, games e som com DJ.
 
Novembro - Dia E
Nos dias do Exame, 5 e 12 de novembro, os candidatos receberão suporte nos pontos de apoio espalhados pelo Estado. A ação contará com distribuição de água e caneta, serviço de informações e auxílio logístico necessários para que o candidato chegue aos locais de prova. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente