Participamos do

Papangus fazem cortejo e malham judas no Monte Castelo

Vinte integrantes de companhia de teatro saíram às ruas para relembrar costume. Mascarados simbolizam espíritos que perseguiram Judas Iscariotes antes do enforcamento
19:05 | Abr. 15, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Papangus tomaram as ruas dos bairros Monte Castelo e Farias Brito na tarde deste sábado, 15. A tradição centenária foi relembrada por grupo de teatro. Os brincantes seguiram fantasiados pelas ruas carregando o Judas Iscariotes para ser malhado. A celebração no Sábado de Aleluia simboliza os espíritos que perseguem e matam aquele considerado o traidor de Jesus Cristo.

Seguidos por olhares curiosos, a Companhia Teatral Acontece usou máscaras e roupas confeccionadas pelos integrantes para divertir a população. Ao todo, 20 papangus participaram da celebração, que ocorreu pela quarta vez neste ano.

“A ideia é resgatar a memória do povo cearense e do povo nordestino com os mascarados, que também remetem ao folclore português. Eles carregam Judas em situação de humilhação e brincando com os populares”, explicou o produtor do projeto, Felício da Silva.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Medo

A aposentada Izete Lima, 73, já espera o Sábado de Aleluia para ver o grupo. Moradora há seis anos do Monte Castelo, ela saiu acompanhada de filhos e netos para acompanhar da calçada de casa o cortejo. “Lembro muito como era antigamente, porque vemos muito isso no Interior, mas é bom trazer isso aqui para a Cidade. E as crianças adoram, nem têm medo”, disse.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente